FILME APARIÇÕES DE NOSSA SENHORA DE GUADALUPE AO VIDENTE JUAN DIEGO


SAÚDE


O amor renova as emoções e o corpo

Segundo a psicóloga clínica Sônia Gaby, o amor é uma força duradoura, e equilibra as emoções das pessoas. "O amor é a grande história da vida da gente. As coisas materiais são muito passageiras. Aparentemente elas dão sentido a alguma coisa, mas depois que aquilo fica comum, perde a graça. O amor não. O amor perdura, equilibra", conta.
De acordo com Sônia, pessoas que estão apaixonadas tem menos propensão a desenvolver problemas como depressão."O próprio amor trata e equilibra as pessoas com instabilidade emocional. Quem sente amor, fica bem por muito tempo", afirma.
Além dos benefícios psicológicos, Sônia destaca ainda as vantagens físicas de estar apaixonado. "A felicidade, o amor, produzem os chamados hormônios positivos, como a serotonina. Isso provoca uma renovação no organismo, transformações químicas mesmo, produzindo substâncias que melhoram e fortalecem o sistema imunológico, por exemplo", explica.
Aprender com as diferenças entre o casal é que faz o relacionamento durar
Na antropologia, o outro funciona como espelho e guia. "Eu só construo meu 'eu' a partir do outro, porque eu aprendo com uma pessoa que é diferente de mim. Para isso, eu preciso construir relações dos mais variados tipos, profissionais, religiosas e, especialmente, afetivas", explica a antropóloga Telma Amaral, da Universidade Federal do Pará (Ufpa).
De acordo com Telma, o campo da afetividade é muito presente na sociedade ocidental, porque há um grande incentivo à manutenção desses vínculos. "Desde criança a gente escuta aquelas brincadeirinhas, de que quando crescer, fulana vai namorar o fulano, e assim por diante", afirma.
Segundo a antropóloga, o namoro é um momento de encontro e, ao longo do tempo, é que as pessoas descobrem se realmente querem manter aquela relação. "O que mantém o namoro é o conhecimento. As pessoas se atraem por vários motivos, mas com o tempo, com a intimidade, as coisas vão mudando. Quando você começa a perceber as características do outro, é sempre um momento de descoberta. A partir daí que o casal vai ver se o namoro é o tipo de vínculo que se quer fazer", destaca.
Para Telma, o encontro de almas gêmeas pertence ao imaginário construído ao longo dos anos. "Você nunca vai encontrar a pessoa ideal. O ideal não se alcança, porque todo mundo tem defeitos. As pessoas podem corresponder ao que a gente procura em vários aspectos da vida, mas só conhecendo o outro é que você vai avaliar se a decisão de investir na relação vale a pena ou não", argumenta.
Uma história que começa na infância
O tempo foi um fator decisivo para Yasmin Ataíde, com 21 anos, e Jésus Froz, com 23 anos, que se conhecem desde criança mas só agora decidiram namorar. "Eu fui o primeiro amor da vida dele. E o que eu sinto por ele é muito puro, nunca senti algo assim por ninguém antes", afirma Yasmin.
A estudante conta que, quando crianças, os dois eram vizinhos. "Crescemos juntos, praticamente. Chegamos até a ficar juntos uma vez, mas eu não dava muita bola pra ele, e me achava muito nova, então não quis continuar o relacionamento. Depois de um tempo ele se mudou, e acabamos perdendo aquele contato diário", lembra. Segundo Yasmin, como a família de Jésus continuou morando próximo à casa dela, vez ou outra Jésus acaba aparecendo por lá. "Mas a gente só se olhava, não chegava a conversar sobre ficar juntos, nem nada assim", diz.
O reencontro decisivo do casal aconteceu este ano, quando Jésus procurou Yasmin para contar tudo que sentia. "Hoje eu vejo que talvez, naquele tempo não fosse o melhor momento para ficarmos juntos. Mas agora a situação é diferente, e eu quero estar com ele sempre", conta a estudante.
Diferentemente do que a antropóloga Telma Amaral argumentou, Yasmin acredita que tenha encontrado sua alma gêmea. "Muita gente me fala que melhorei meu humor, que sou outra pessoa, e tudo é por causa dele. Nós planejamos casar, fazer cursos juntos, e tudo o mais. Depois de tanto tempo longe, acredito que ele só pode ser minha alma gêmea. Se eu estou mais feliz hoje, é por ele", afirma.


MEDITAÇÃO



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cientistas criam “nanoflores” para armazenar energia

A aura das plantas

Construtores de formas, os Elohim, os Devas....