MAIO O MÊS DAS DIGNIFICAÇÕES !!!

QUERIDOS LEITORES . AGRADEÇO Á TODOS PELO INCENTIVO DE UMA NOVA JORNADA EM A NATUREZA E VIDA COM LUZ DIVINA.

HUMILDEMENTE AGRADEÇO A DEUS A INICIATIVA E A EVOLUÇÃO DA PESQUISA ELABORADA COM O INCENTIVO DE TRAZER AOS MEUS IRMÃOS TERRÁQUEOS O QUE HÁ DE MELHOR PARA SAÚDE DO CORPO ESPIRITUAL, ASTRAL E FÍSICO.
QUERIDOS LEITORES . ...... ..MUCHAS GRACIAS  ... PELO INCENTIVO DE UMA NOVA JORNADA EM  LUZ DIVINA"

Por onde a Luz Divina Passa há SAÚDE PAZ e ALEGRIA ,
Que esta LUZ esteja sempre em seu CAMINHO !

Portanto  a homenagem direciono á DEUS por intermédio do MESTRE .

Hoje dia em que se comemora no Brasil CORPUS CHRIST.


 Assim como o primeiro Adão recebeu o sopro da vida física (Gênesis 2:7), do mesmo modo o segundo Adão, Jesus, traz o sopro da vida espiritual. A ideia da vida espiritual gerada pelo Espírito Santo é certamente implícita no vento no dia de Pentecostes.


O fogo é muitas vezes associado no Antigo Testamento com a presença de Deus (Êxodo 3:2; 13:21-22; 24:17, Isaías 10:17) e Sua santidade (Salmo 97:3; Malaquias 3:2). Da mesma forma, no Novo Testamento, o fogo está associado à presença de Deus (Hebreus 12:29) e à purificação que Ele pode trazer à vida humana (Apocalipse 3:18). A presença e santidade de Deus estão implícitas nas línguas de fogo durante Pentecostes. Na verdade, o fogo se identifica com o próprio Cristo (Apocalipse 1:14, 19:12); esta associação é naturalmente subjacente ao presente do Espírito Santo em Pentecostes, o qual iria ensinar aos discípulos as coisas de Cristo (João 16:14).

Um outro aspecto do Dia de Pentecostes é o milagroso falar em línguas estrangeiras que permitiu que pessoas de vários grupos linguísticos compreendessem a mensagem dos apóstolos. Além disso, temos a pregação corajosa e incisiva de Pedro a um público judeu. O efeito do sermão foi poderoso, pois os ouvintes "compungiu-se-lhes o coração" (Atos 2:37) e foram instruídos por Pedro a “Arrependei-vos e seja batizado” (Atos 2:38). A narrativa termina com três mil almas sendo adicionadas à comunhão, com o partir do pão e orações, com sinais apostólicos e maravilhas e com uma comunidade formada na qual as necessidades de todos eram atendidas.



 | Categorias: NotíciasPapa Francisco

Papa Francisco e o milagre eucarístico de Buenos 

Aires

O Papa Francisco conduziu investigação para comprovar um dos maiores milagres eucarísticos da história recente, ocorrido em Buenos Aires em 1996.

Foi o chamado Milagre Eucarístico de Buenos Aires, onde uma Hóstia Consagrada tornou-se Carne e Sangue. O Cardeal Jorge Bergoglio, Arcebispo de Buenos Aires, hoje Papa Francisco, ordenou que se chamasse um fotógrafo profissional para tirar fotos do acontecimento para que os fatos não se perdessem. Depois foram conduzidas pesquisas de laboratório coordenadas pelo Dr. Castanon.
Os Estudos mostraram que a matéria colhida da Hóstia era uma parte do ventrículo esquerdo, músculo do coração de uma pessoa com cerca de 30 anos, sangue tipo AB de uma pessoa que tivesse sofrido muito com a morte, tendo sido golpeado e espancado. Os cientistas que realizaram o exame e os estudos não sabiam que era material proveniente de uma Hóstia Consagrada, isso só lhes foi revelado após a análise, e foram surpreendidos porque haviam encontrado glóbulos vermelhos, glóbulos brancos pulsando durante a análise, como se o material tivesse sido colhido direto de um coração ainda vivo.
A Hóstia Consagrada tornou-se Carne e Sangue
Às 19h de 18 de agosto de 1996, o Padre Alejandro Pezet celebrava a Santa Missa em uma igreja no centro comercial de Buenos Aires. Como estava já terminando a distribuição da Sagrada Comunhão, uma mulher veio até a ele e informou que tinha encontrado uma hóstia descartada em um candelabro na parte de trás da igreja. Chegando ao lugar indicado, o Padre Alejandro Pezet viu a hóstia profanada. Como ele não pudesse consumi-la, colocou-a em uma tigela com água, como manda a norma local, e colocou-a no Santuário da Capela do Santíssimo Sacramento, aguardando que dissolvesse na água.
Na segunda-feira, 26 de agosto, ao abrir o Tabernáculo, viu com espanto que a Hóstia havia se tornado uma substância sangrenta. Relatou o fato então ao Arcebispo local, Cardeal Dom Jorge Bergoglio, que determinou que a Hóstia fosse fotografada profissionalmente. As fotos foram tiradas em 6 de setembro de 1996. Mostram claramente que a Hóstia, que se tornou um pedaço de Carne sangrenta, tinha aumentado consideravelmente de tamanho.
Análises Clínicas
Durante anos, a Hóstia permaneceu no Tabernáculo e o acontecimento foi mantido em segredo estrito. Desde que a Hóstia não sofreu decomposição visível, o Cardeal Bergoglio decidiu mandar analisá-la cientificamente.
Uma amostra do Tecido foi enviado para um laboratório em Buenos Aires. O laboratório relatou ter encontrado células vermelhas e brancas do sangue e do tecido de um coração humano. O laboratório também informou que a amostra de Tecido apresentava características de material humano ainda vivo, com as células pulsantes como se estivessem em um coração.
Testes e análises clínicas: "Não há explicação científica"
Em 1999, foi solicitado ao Dr. Ricardo Castañón Gomez que realizasse alguns testes adicionais. Em 5 de outubro de 1999, na presença de representantes do Cardeal Bergoglio, o Dr. Castañón retirou amostras do tecido ensanguentado e enviou a Nova York para análises complementares. Para não prejudicar o estudo, propositalmente não foi informado à equipe de cientistas a sua verdadeira origem.
O laboratório relatou que a amostra foi recebida do tecido do músculo do coração de um ser humano ainda vivo.
Cinco anos mais tarde (2004), o Dr. Gomez contatou o Dr. Frederic Zugibe e pediu para avaliar uma amostra de teste, novamente mantendo em sigilo a origem da amostra. Dr. Zugibe, cardiologista renomado, determinou que a matéria analisada era constituída de "carne e sangue" humanos. O médico declarou o seguinte:
"O material analisado é um fragmento do músculo cardíaco que se encontra na parede do ventrículo esquerdo, músculo é responsável pela contração do coração. O ventrículo cardíaco esquerdo bombeia sangue para todas as partes do corpo. O músculo cardíaco tinha uma condição inflamatória e um grande número de células brancas do sangue, o que indica que o coração estava vivo no momento da colheita da amostra, já que as células brancas do sangue morrem fora de um organismo vivo. Além do mais, essas células brancas do sangue haviam penetrado no tecido, o que indica ainda que o coração estava sob estresse severo, como se o proprietário tivesse sido espancado."
Fonte: Voz da Igreja 
Evidentemente, foi uma grande surpresa para o cardiologista saber a verdadeira origem do tecido. Dois cientistas australianos, o cientista Mike Willesee e o advogado Ron Tesoriero, testemunharam os testes. Ao saberem de onde a amostra tinha sido recolhida, demonstraram grande surpresa. Racional, Mike Willesee perguntou ao médico por quanto tempo as células brancas do sangue teriam permanecido vivas se tivessem vindo de um pedaço de tecido humano que permaneceu na água. "Elas deixariam de existir em questão de minutos", disse o Dr. Zugibe. O médico foi então informado que a fonte da Amostra fora inicialmente deixada em água durante um mês e, em seguida, durante três anos em um recipiente com água destilada, sendo depois retirada para análise.
Dr. Mike Willesee Zugibe declarou que não há maneira de explicar cientificamente este fato: "Como e por que uma Hóstia Consagrada pode mudar e tornar-se Carne e Sangue humanos? Permanece um mistério inexplicável para a ciência, um mistério totalmente fora da minha jurisdição"
htpp//padrepauloricard.aristico-de buenos-aires
Onde começou a procissão de Corpus Christi com as ruas enfeitadas?
Os protestantes da Reforma de Lutero, negavam a presença real de Cristo na Eucaristia. Por isso, o catolicismo fortaleceu o decreto da instituição da Festa de Corpus Christi, obrigando o clero a realizar a Procissão Eucarística nas ruas das cidades, como manifestação pública da fé na presença real de Cristo na Eucaristia. Tornou-se, então, uma disputa entre católicos e protestantes, esquecendo assim o verdadeiro sentido do cristianismo. Por isso, vemos os católicos enfeitarem as ruas nesta data.

E para os espíritas, o que significa a frase: "Este é o meu corpo . . . isto é o meu sangue . . . fazei isto em memória de mim"?
Jesus, na última refeição que fez com os apóstolos, tomou de um pão, deu graças e repartiu entre eles, dizendo ser (simbolicamente) o "seu corpo" (o corpo da sua doutrina: o pão espiritual) oferecido para eles. Da mesma maneira Jesus fez com o cálice de vinho, dizendo ser (simbolicamente) seu sangue (o sacrifício que Ele se submeteria para beneficiá-los). E pediu:"façam isto em memória de mim."
Para nós espíritas, Jesus pediu para que os apóstolos (do cristianismo), em qualquer época, de qualquer religião, compartilhassem uns com os outros o pão de sua doutrina que é o pão espiritual: O AMOR, ou melhor, o pão de cada dia, seja ele o pão de trigo, o pão do espírito, o pão da dor ou da alegria. Enfim, que doassem e se doassem, com sacrifício, derramando sangue, se preciso fosse, assim como Ele fez por nós. Ele fez este pedido porque sabia que sua doutrina (o cristianismo) não seria de fácil aceitação, por isso concluiu nesta mesma ceia: "se me perseguiram, também perseguirão a vós outros." Tanto que seus apóstolos foram perseguidos e mortos barbaramente. Exemplo: Pedro foi crucificado de cabeça para baixo; os cristãos novos morreram nas arenas comidos por leões. E Jesus conclui pedindo que fizessem isto em memória Dele, ou seja, para que Seus ensinamentos não ficassem esquecidos.
O que podemos fazer para que os ensinamentos cristãos não fiquem esquecidos?
Ressuscitando Jesus em nossas atitudes e palavras e não apenas reproduzindo Seus gestos e palavras. Afinal, foi Ele que nos ensinou que: "A fé sem obras (úteis) é morta."

Texto de Rudymara



Dia Mundial do Enfermeiro – Profissionais da Enfermagem

O dia 12 de maio – Dia Mundial do Enfermeiro – marca o início de um período de atividades que prossegue até o dia 20 – Dia do Auxiliar e do Técnico de Enfermagem - para comemorar e enaltecer o importante e essencial papel dos profissionais da Enfermagem para a sociedade. Homenagens em reconhecimento ao trabalho em benefício do bem-estar da humanidade se misturam à realização de atividades voltadas ao aperfeiçoamento profissional.

Psiu! Sabe que data é hoje? Muitos não sabem, mas no dia 07 de maio se comemora o Dia do Silêncio. A ideia de celebrar a falta de qualquer tipo de som ou ruído ainda não possui uma explicação concreta ou algum fato histórico definido ao qual esteja ligado. O certo é que a data de hoje, intuitivamente falando, foi reservado apenas para reflexão. 
Atualmente, a sociedade moderna convive com a agitação cotidiana. O barulho das buzinas, o ronco dos motores dos automóveis, os carros de som, os alto-falantes das lojas em um ritmo frenético e, as vezes, desenfreado, causa até certos problemas de saúde. 
Então que tal desligar o som do seu mp3player, notebook ou do tablet? Deixe o seu celular no modo silencioso, a sua TV no stand by e procure se afastar de todo o tipo de barulho que vem do lado de fora. Para quem gosta de falar muito e com frequência, ficar em silêncio por alguns minutos deve ser o exercício ideal, um bom teste para repousar a mente. Estes são bons motivos para lembrar o dia 07 de maio, simbolicamente considerado o Dia do Silêncio.

 VIDA NATURAL

7/5/2016 - Dia Nacional de Prevenção de alergias- agravantes de alergias respiratórias
Crises de asma e rinite podem ser evitadas com medidas simples.

O Dia Nacional de Prevenção à Alergia, 7 de maio, vem junto com a chegada dos meses mais frios do ano. Mas não é mera coincidência: no outono e no inverno, há um grande aumento das alergias respiratórias. Dados da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI) indicam que 30% dos brasileiros possuem algum tipo de reação alérgica, sendo que rinite, bronquite e asma são predominantes nesta época do ano.

Segundo o International Study of Asthma and Allergies (ISAAC), a rinite alérgica atinge 26% das crianças e 30% dos adolescentes brasileiros, enquanto a asma atinge 10% da população do país. Para prevenir crises, é importante estar em dia com o tratamento médico e evitar fatores agravantes que tendem a irritar os órgãos envolvidos na respiração. A seguir, especialistas listam os principais deles e dão dicas de como combatê-los.

Alterações de temperatura

As variações de calor para frio ou vice-versa podem causar irritações nas vias respiratórias e demais órgãos. "No caso da asma, por exemplo, essa mudança brusca irrita os brônquios, que se contraem como resposta, o que faz com que a pessoa sinta falta de ar", explica o pneumologista Élcio Vianna, presidente da Comissão de Asma da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia.

Para amenizar esse efeito, o mais importante é evitar a respiração do ar frio. "Agasalhar ajuda, mas a inalação é o que é mais perigoso", alerta o médico. O ideal é evitar fazer atividades ao ar livre em horários muitos frios, como no período da noite no inverno.

Fortes emoções

Ficar muito nervoso, triste ou assustado pode desencadear o fechamento dos brônquios, levando a uma crise de asma. Segundo o pneumologista Élcio, ainda não se sabe o motivo exato desse efeito. "O que sabemos é que o sistema nervoso controla o brônquio, então provavelmente deve ser esta a relação", afirma.

Essas crises são comuns tanto em crianças quanto em adultos quando há situações que abalam a pessoa, como uma tragédia na família ou alguma prova muito difícil. Procurar ajuda profissional - como de um psicólogo - pode ajudar a identificar esses focos de tensão e entender como lidar com eles.

Produtos químicos

Há alguns produtos de cheiro tão forte que causam irritação na maioria das pessoas, como tinta de parede. "Até a tinta de cabelo pode desencadear crises", comenta Élcio Vianna. Produtos de limpeza também costumam ser motivo de irritação. Por isso, o pneumologista recomenda fazer teste com diferentes produtos de diferentes marcas. "Há opções menos concentradas ou que apresentam menos cloro ou amoníaco, por exemplo", diz.

Infecções virais

Élcio Vianna conta que todo vírus que irrita e inflama o brônquio faz com que ele se feche, o que pode aumentar a secreção e as chances de crises alérgicas. Por isso, é importante tomar vacina contra gripe em épocas de campanha e ter cuidado para não ficar com a imunidade baixa e favorecer a manifestação de doenças virais.

Pólen

O pólen é um dos mais comuns alérgenos (substâncias que desencadeiam alergia). Quando uma pessoa com rinite alérgica respira um alérgeno, por exemplo, o corpo libera substâncias químicas, incluindo um composto chamado histamina. Essa liberação causa sintomas alérgicos, como irritação, inchaço e produção de muco. Se a pessoa notar essa reação ao pólen de algum tipo específico de flor, é melhor evitar ter essa espécie dentro de casa.

Animais com pelos e penas

A alergista Maria Teresinha Malheiros, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, conta que não é o pelo de gatos e cachorros que causa alergia, mas o epitélio (partículas de pele que se desprendem do corpo do animal, como se fosse uma caspa) e as proteínas presentes na saliva do bichano. Além disso, essa escamação da pele dos animais serve de alimento para os ácaros, um dos principais desencadeantes de crises.

É possível conviver com bichos de estimação, mas desde que cuidados com higiene da casa e do animal sejam redobrados. "O primeiro cuidado é dar banhos semanais no animal para diminuir a quantidade de pele e de pelos soltos no ambiente", comenta Maria Teresinha. Outra recomendação da médica é impedir que o animal frequente as áreas de convívio da casa, em especial o quarto da pessoa que tem alergia.

Exercícios físicos intensos

Exagerar no exercício pode afetar os órgãos envolvidos na respiração e desencadear crises, sobretudo, de asma. A alergista Maria Teresinha lembra, porém, que a prática de atividade física é muito importante para controlar essas doenças respiratórias. "Qualquer atividade aeróbia promove a melhora do sistema cardiorrespiratório, diminuindo o número de crises", afirma a médica. "A pessoa com asma deve iniciar a prática de exercícios de forma lenta e constante, aumentando aos poucos a intensidade da atividade para evitar alguma possível crise."

Espante os ácaros

"No Brasil, 99% das pessoas que têm asma são alérgicas a ácaros", afirma Maria Teresinha Malheiros. Para viver longe deles dentro de casa, a alergista não recomenda o uso de produtos químicos. "Apesar de terem a finalidade de acabar com ácaros, esses produtos podem ter um cheiro forte capaz de desencadear crises, ou seja, você resolve um problema, mas cria outro", alerta.

Usar produtos com cheiros mais fracos e menos concentrados pode ser uma opção melhor, portanto, deixando os ambientes sempre limpos, iluminados e arejados. A decoração da casa deve ter o mínimo de móveis e acessórios que acumulem poeira - evite tapetes, cortinas e tecidos felpudos. "Use aspirador para tirar o pó e evite o acúmulo de roupas, livros e objetos fora do armário", sugere Maria Teresinha.

Combata o tabagismo

Segundo a alergista Maria Teresinha, fumar não torna a pessoa asmática. "Mas o hábito não é recomendado, já que a fumaça do tabaco ajuda a desencadear crises alérgicas", adverte. Fumar por tabela também pode ser perigoso: quem convive com pessoas que fumam respiram constantemente a fumaça, que contém substâncias que provocam inflamação dos brônquios. "Para quem tem asma, isso significa um maior risco de dispneia (falta de ar) e uma piora do quadro", conta a médica. "Além disso, vários estudos comprovam que fumantes passivos têm um risco maior de desenvolver asma, principalmente as crianças."




DIA  08 de MAIO

POR QUE O DIA DAS MÃES COMEMORA-SE EM MAIO?

2011_mães
Maio é mês das mães. Esse ano, a data cai no dia 08 de maio. O dia é comemorado desde a antiguidade. Na Grécia, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses.
Na Inglaterra,  no século 17, passou-se a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. No “Mothering Day”, como a dia era chamado, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães.
Sabia que foi uma americana que iniciou a campanha para instituir o Dia das Mães? Em 1905, Ana Jarvis, da Virgínia, perdeu sua mãe e entrou em grande depressão. Suas amigas, preocupadas com aquele sofrimento, tiveram a ideia de perpetuar a memória da mãe de Ana com uma grande festa. Ana quis que a festa fosse estendida a todas as mães, com um dia em sua homenagem. A 1ª celebração oficial aconteceu somente em 26 de abril de 1910, quando o então governador da Virgínia Ocidental, incorporou o Dia das Mães ao calendário do estado.
Você sabe por que o dia é comemorado sempre no segundo domingo de maio?
Quatro anos mais tarde da data ser celebrada na Virgínia, o presidente dos Estados Unidos naquela época unificou a celebração em todos os estados do seu país e, segundo sugestão da própria Ana, ficou estabelecido que o Dia das Mães deveria ser sempre comemorado no segundo domingo de maio. Depois do decreto, outros 40 países adotaram a data.
Uma curiosidade:
Depois que Ana realizou seu sonho, em 1923, ela entrou com um processo para cancelar o Dia das Mães, sem sucesso. Segundo ela, "Não criei o dia as mães para ter lucro", culpando os comerciantes que lucravam com a venda de flores e
presentes.
cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV CulturaUnivespTV,MultiCulturaTV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

O que é o Dia da Europa e quem o comemora?

09/05 14:43 CET
  | updated at 10/05 - 02:13
O que é o Dia da Europa e quem o comemora?
smaller_textlarger_text
O Dia da Europa, observado a 9 de Maio de cada ano, marca a apresentação da Declaração de Schuman, em 1950, que propunha a criação de uma Comunidade do Carvão e do Aço Europeia, precursor da atual União Europeia.

Qual a ideia desta comunidade?

A ideia da comunidade era que os membros fundadores – França, Alemanha, Itália, Holanda, Bélgica e Luxemburgo – unissem esforços e recursos inderentes ao comércio do carvão e do aço para criar um mercado comum ao serviço do seus interesses, ganhando assim direitos de importação e de exportação.
O objetivo, em grande parte puramente económico, foi traçado e defendido pelo ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Robert Schuman, cinco anos após o fim da Segunda Guerra Mundial.
Mas este projeto estava igualmente dotado de ambições políticas. A ideia era reunir os diferentes agentes económicos da França e da Alemanha para reduzir o risco de conflitos no futuro.
Na declaração lê-se: “A solidariedade de produção assim alcançada deixa claro que qualquer guerra entre a França e a Alemanha se torna não só impensável como também materialmente impossível.”

O que aconteceu depois?

O tratado que rege a comunidade foi assinado em Paris em 1951 e entrou em vigor no ano seguinte.
O projeto inicial permitiu aprofundar a integração económica desses países e criar depois a Comunidade Económica Europeia, com a assinatura do Tratado de Roma em 1958.
O Acto Único Europeu de 1985 fixou o objectivo de criar um único mercado comum, enquanto o Tratado de Maastricht em 1992 viu o nascimento da União Europeia, em seguida, com 12 países, definindo o caminho para a ataul União Económica e Monetária.

Quem comemora o Dia da Europa?

Um olhar rápido online nas principais instituições da União Europeia revela muitos artigos de fundo ou tweets no Dia da Europa.
O site dedicado para a Europa “europeday.europa.eu”: www.europeday.europe.eu orgulha-se das mais de 140 atividades em todo o bloco, para comemorar. Quase metade dos festejos têm lugar na Bélgica, país sede da União Europeia.
Nesta fase do projeto, acentua-se a impressão de que a burocracia de Bruxelas é um complexa e incomprensível para a maioria dos cidadãos, numa altura em que o bloco enfrenta desafios colossais, em torno da migração, segurança e economia.
A responsável pelas relações exteriores da UE, Federica Mogherini, começa o Dia da Europa 2016 na defensiva.
Mogherini comentou: “muitas pessoas vão perguntar se ainda temos motivos para comemorar o Dia da Europa. Pela primeira vez na nossa história europeia, a UE enfrenta uma ameaça existencial.”
Frederica Mogherini rejeita que na origem da ameaça existencial estam questões de segurança ou a crise migratória, alegando que se trata do interior da Europa e da forma como as instituições gerem esses desafios.
“Precisamos preservar Europa e precisamos reformá-la. É hora de mudar a nossa união para salvar nossa união.”

Reacção Twitter

Os pró-europeus, sem surpresa, não foram tímidos a servirem-se desta data como pretexto para promover a UE.
Mas os eurocépticos também não perderam tempo e usaram este 9 de maio para argumentarem contra o projeto europeu em hashtag #europeday e denunciarem com humor as falhas visíveis no seio da união.

3 de maio, Dia Internacional do Sol



Nossa principal fonte de vida, o Sol
 O Programa das Nações Unidas criou o dia 3 de maio como o Dia Internacional do Sol, tendo como objetivo prestigiar a nossa principal fonte de vida, pois a luz e o calor transmitidos pelo Sol são fundamentais para a vida na Terra. A NASA é um agente bastante dinamizador desta comemoração.

O Sol é a estrela central do nosso sistema planetário solar. O que faz com que essa estrela seja tão importante para nós é a sua proximidade com o nosso planeta: cerca de 150 milhões de quilômetros. Para se ter uma ideia, a estrela mais próxima da Terra depois do Sol é a Próxima Centauri, situada a 40 trilhões de quilômetros de distância de nós. 

Essa energia penetra no ecossistema através dos seres autótrofos e é repassada para os seres heterotróficos; vale lembrar que a energia é cíclica, ou seja, nunca acaba. Dessa forma, sem o Sol, não haveria vida na Terra. 

O Sol é o objeto mais proeminente em nosso sistema solar. É o maior objeto e contém 98% de toda a matéria do Sistema Solar. Cento e nove Terras seriam necessárias para cobrir o disco do Sol, e em seu interior caberiam 1,3 milhões de Terras. A camada externa visível do Sol é chamada fotosfera, e tem uma temperatura de 6.000°C. Esta camada tem uma aparência turbulenta devido às erupções energéticas que lá ocorrem. A energia solar é gerada no núcleo do Sol. Lá, a temperatura (15.000.000° C) e a pressão (340 bilhões de vezes a pressão atmosférica da Terra ao nível do mar) são tão intensas que ocorrem reações nucleares. Durante este processo de reações, 5 milhões de toneladas de energia pura são liberados; portanto, com o passar do tempo, o Sol está se tornando mais leve.
Braços da Via Láctea 

O Sol orbita em torno do centro da Via Láctea, atravessando no momento a Nuvem Interestelar Local de gás de alta temperatura, no interior do Braço de Órion da Via Láctea, entre os braços maiores Perseus e Sagitário.

 Das 50 estrelas mais próximas do Sistema Solar, num raio de até 17 anos-luz da Terra, o Sol é a quarta maior em massa. O Sol orbita o centro da Via Láctea a uma distância de cerca de 24 a 26 mil anos-luz do centro galáctico, movendo-se geralmente na direção de Cygnus e completando uma órbita entre 225 a 250 milhões de anos (um ano galáctico). A estimativa mais recente e precisa da velocidade orbital do Sol é da ordem de 251 km/s. Visto que a Via Láctea move-se na direção da constelação Hidra, com uma velocidade de 550 km/s, a velocidade do Sol relativa à radiação cósmica de fundo em micro-ondas é de 370 km/s, na direção da constelação Crater.

O Sol está ativo há cerca de 4,57 bilhões (4,567 mil milhões), e formou-se quando uma nuvem molecular entrou em colapso. Possui combustível suficiente para continuar por aproximadamente mais cinco bilhões de anos. No fim de sua vida, o Sol começará a fundir o hélio em elementos mais pesados e se expandirá, finalmente crescendo tão grande que engolirá a Terra. Após um bilhão de anos como uma gigante vermelha, ele rapidamente colapsará em uma anã branca -- o produto final de uma estrela como a nossa. Pode levar um trilhão de anos para ele se esfriar completamente.

A cada ciclo de 11 anos, o Sol passa por período de extrema agitação, enviando para terra tempestades solares. Neste ano de 2012, o Sol está num dos ápices de movimentação. Carregadas de eletricidade, estas tempestades acabam influenciando nos sistemas eletrônicos, redes de energia, computadores, aparelhos eletrônicos, sistemas de comunicação de aviões e navios e satélites.

 Estas ondas de energia e eletricidade chegam a criar as conhecidas auroras boreal e austral. O ar brilha nas regiões próximas aos pólos magnéticos da Terra, gerando um espetáculo de luzes e cores nos céus.

Nem sempre as técnicas preventivas são suficientes para se evitar que surjam os incêndios florestais. Nenhum plano de controle de incêndio pode funcionar sem um adequado sistema de deteção e localização.



DIA 4 de maio  - DIA INTERNACIONAL DE COMBATE A INCÊNDIO FLORESTAIS

DETEÇÃO E LOCALIZAÇÃO DO INCÊNDIO

O método mais prático e econômico de deteção e localização dos incêndios florestais é o uso das torres de vigilância. Outras formas possíveis são: o patrulhamento terrestre; de avião; ou através de imagens de satélites (como é feito na Amazônia).
torre1.jpgAs torres podem ser construidas de madeira, aço ou concreto. Têm no topo uma cabine envidraçada fechada, com visibilidade para todos os lados e onde permanece o vigia.
A altura da torre depende da topografia, variando de 10 a 40 m. As mais altas são construidas nas áreas planas. A distância máxima entre duas torres é de cerca de 15 km e cada uma pode cobrir de 15 a 18.000 ha.
Ao se instalar uma rede de torres, não é necessária uma visibilidade de 100% da área. Uma cobertura de cerca de 70% da área florestada já é suficiente e economicamente viável.
cabine2.jpgPara a identificação do local do incêndio, é necessário que cada torre tenha um binóculos, um rádio ou telefone e umgoniômetro (aparelho usado para a determinação da direção do fogo). Os goniômetros devem ter a mesma orientação (o zero apontado para o Norte magnético) em todas as torres. Pode-se, através de coordenadas, determinar com razoável precisão o local do incêndio.

AS BRIGADAS DE INCÊNDIO

Chamam-se de brigadas de incêndio os grupos de pessoas que receberam treinamento para o combate ao fogo. Cada brigada, por razões de ordem prática, deve ter no máximo, 20 homens.
Após a deteção, comunicação e localização do incêndio (tarefas essas da responsabilidade do vigia da torre), é necessário que o pessoal responsável pelo combate ao fogo, chegue o mais rápido possível ao local do incêndio. A rapidez do ataque é fundamental no sucesso da operação de combate.
Chegando ao local, deve-se estudar detalhadamente a situação antes de se tomar qualquer medida relativa ao combate. A primeira etapa desse estudo é uma avaliação criteriosa do incêndio: tamanho, extensão, velocidade de propagação, intensidade; clima; vegetação; rede de aceiros; estradas; e fontes de captação de água. Daí resultam: a escolha do método de combate; a distribuição das brigadas de incêndio (designando o setor e o serviço de cada qual); e a seleção e uso dos recursos necessários para o combate efetivo ao incêndio florestal. 

Equipamentos Necessários

Para uma maior eficiência no combate aos incêndios, é sempre recomendável ter ferramentas e equipamentos de uso exclusivo para esse fim. Esse material deve estar sempre em condições de uso e armazenado em locais pré- determinados.
fire7.jpgDentre as ferramentas manuais mais usadas no combate ao incêndio florestal, destacam-se: machados, enxadas, foices, pás, rastelos, abafadores, serras, bombas costais, baldes, regadores, lanternas e lança-chamas.
helicoptero.jpgEm incêndios florestais de grande porte, é necessário recorrer aos equipamentos pesados, tais como: tratores com lâmina, caminhões-tanque, motoniveladora, motobombas e até aviões e helicópteros especiais..

MÉTODOS DE COMBATE AO FOGO

Existem pelo menos quatro (4) métodos de combate ao fogo nos incêndios florestais. A saber:

1 - MÉTODO DIRETO

Usado quando a intensidade do fogo permite uma aproximação suficiente da brigada à linha de fogo. São usadas as seguintes técnicas e materiais: água (bombas costais, baldes ou moto-bombas); terra (pás); ou batidas (abafadores).

2 - MÉTODO PARALELO OU INTERMEDIÁRIO

Usado quando não é possível o método direto e a intensidade do fogo não é muito grande. Consiste em limpar, com ferramentas manuais, uma estreita faixa, próxima ao fogo, para deter o seu avanço e possibilitar o ataque direto.

3 - MÉTODO INDIRETO

Usado em incêndios de intensidade muito grande. Consiste em abrir aceiros com equipamento pesado (tratores, etc.), utilizando ainda um contra-fogo, para ampliar a faixa limpa e deter o fogo, antes que chegue ao aceiro.

4 - MÉTODO AÉREO

Usado nos incêndios de copa, de grande intensidade e área e em locais de difícil acesso às brigadas de incêndio. São usados aviões e helicópeteros, especialmente construidos ou adaptados para o combate ao incêndio.
Deve-se procurar encurralar o fogo, tão logo seja possível. Em incêndios pequenos e fracos, o ataque pode ser feito pelo método direto. Em incêndios maiores, o combate deve ser iniciado pelos flancos e ir avançando até a frente.
Deve-se revezar as turmas antes que estejam incapacitadas para a luta por cansaço.

O USO DO AVIÃO NO COMBATE A INCÊNDIOS

catalina.gifAs primeiras tentativas de combate aéreo a incêndios foram feitas em 1930/31 em Spokane, Washington e Sacramento, nos Estados Unidos. C.J.Jensen voou sobre incêndios florestais num avião Hispano-Suisso da I Guerra Mundial, adaptado com 2 pequenos tanques de água. Houve experiências posteriores na Rússia, em 1934, nos EUA e Canadá, em 1937, e EUA e Austrália, em 1940. O primeiro êxito operativo, entretanto, só ocorreu em 1950, no Canadá, quando um avião Beaver, lançou "bombas de água" (bolsas de papel e plástico de 14 litros cada, em grupos de 6 a 8 por vez) sobre um incêndio florestal, conseguindo assim retardar a sua propagação, até que as equipes de terra conseguissem sua extinção total. A partir de então, aumentou muito o uso desta técnica, graças ao uso de aviões remanescentes da II Guerra, já fora de serviço, convenientemente transformados e equipados com depósitos e dispositivos especiais para os "bombardeios de água".
As quantidades de água variam em função da capacidade de combustão da massa. Estima-se que para controlar um fogo de campo, um avião IPANEMA (de fabricação nacional), com capacidade para 500 l de água, cobrindo uma faixa de 10 m, com descarga de 200 l/ha, possa retardar ou suprimir o fogo em 2.500 m, o que ele fará em um minuto de aplicação. Numa distância de 15 km da pista, ele poderá fazer 3 decolagens por hora e, em 8 horas de trabalho por dia, suprimir um incêndio igual ao que consumiu o Parque Nacional das Emas, em 1988.
Aviões e helicópetros são particularmente úteis no lançamento de grandes quantidades de água ou de retardantes químicos sobre o fogo.
Aviões e helicópetros de vários tipos podem ser usados no combate a incêndios florestais.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS AVIÕES MAIS USADOS COMO BOMBARDEIROS DE ÁGUA
CARACTERÍSTICASCANADAIRCARUSOAVENGEROTTERBEAVERTWIN OTTER
1 . ClasseAnfíbioAnfíbioTerrestreHidroHidroTerrestre
2. Capacidade (gal)1.200800500230140400
3. Local depósitoFuselagemFuselagemFuselagemFuselagemFuselagemFuselagem
4. Vel.cruz.(mph)150130160120130140
5. N. de motores221112
6. Vel. lanç. (mph)115105110100100100
7. Ext. pista (m)1.8501.8501.8501.8501.3801.380
8. Carga útil (lb)12.0008.0005.0002.5002.6004.000
9. Auton. vôo (h)6,553644,5
10. Área cob. (ft)200x100200x100150x50120x3080x25110x30

FONTE: Empleo de la Aviacion en la lucha contra los Incendios Florestales -Jacome, Gonzalo Ramos, Espanha, 1978.


5 de maio: dia mundial de higiene das mãos

27 de abril de 2016
Os micro-organismos resistentes podem ser transferidos ao paciente por meio das mãos dos profissionais de saúde. A resistência aos antimicrobianos reduz ou impede a eficácia de qualquer tratamento para a prevenção e cura de infecções.
Assim, a higiene das mãos é a principal ação para reduzir a transmissão de infecções e micro-organismos resistentes, consistindo em uma das medidas essenciais para a prevenção e controle das IRAS, promovendo a segurança de pacientes, profissionais e usuários dos serviços de saúde.
A preocupação com a prevenção da infecção deve ser reforçada nos serviços de saúde, sendo fundamental a prática da higiene das mãos em todos os processos de cuidados, tais como inserção de dispositivos invasivos, manipulação da ferida cirúrgica, entre outros.
Em 2016, a OMS, com pleno apoio da Anvisa, vem estimulando a melhoria das práticas de higiene das mãos, especialmente nas unidades cirúrgicas (clínicas cirúrgicas, centros cirúrgicos e serviços de cirurgia ambulatorial) visando à prevenção das Infecções do Sítio Cirúrgico (ISC) para a segurança do paciente.
Acesse também todos os materiais referentes à higiene de mãos no link:http://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/index.php/publicacoes/category/higienizacao-das-maos





O  PRÓXIMO ASSUNTO:

 Mais tarde, a razão os levou a reunir essas diversas potências numa só. Depois, à proporção que os homens foram compreendendo a essência dos atributos divinos, retiraram dos símbolos, que haviam criado, a crença que implicava a negação desses atributo.

Os nossos pensamentos são como os, sons de um sino, que fazem vibrar todas as moléculas do ar ambiente.

Dia Internacional da Parteira

Próximo  5 de Maio de 2017 (Sexta-feira)
O Dia Internacional da Parteira ganha vida no calendário a 5 de maio.
Foto: Unfpa/Nicolas Axelrod/Ruom
Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.*
Para o Fundo de População das Nações Unidas, Unfpa, o Dia Internacional da Parteira, nesta quinta-feira, 5 de maio, é uma data para celebrar este trabalho que salva vidas.
Neste dia de título oficial "Dia Internacional do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia/Parteira" celebra-se o trabalho das parteiras e dos parteiros que contribuem diariamente para o milagre do nascimento e para o bem-estar de milhões de mães e de crianças pelo mundo fora.
O Dia Internacional da Parteira foi criado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) em 1991, para homenagear e sublinhar o trabalho desempenhado pelas parteiras no cuidado prestado às mulheres e à vida humana.
Nesta data desenvolvem-se atividades que promovem esta atividade profissional junto dos profissionais de saúde, dos cidadãos e das famílias, enaltecendo a importância da intervenção destes profissionais na comunidade.
O tema para a celebração do Dia Internacional da Parteira 2016 em Portugal é "Mulheres e recém-nascidos: o coração da profissão".

07 de Maio - Dia do Oftalmologista


A ORIGEM DA DATA

No dia 7 de maio é comemorado o dia do OFTALMOLOGISTA. A origem da data vem da fundação da Sociedade de Oftalmologia de São Paulo, em 1930.

Em 1968, a data foi oficializada no Estado de São Paulo através de uma lei de autoria do deputado e médico oftalmologista Antônio Salim Curiati. Em 1986, o então Ministro da Saúde, Seigo Tsuzuki, através da portaria nº 398, instituiu a data em caráter nacional.

Na data lembramos a importância de consultar-se com um oftalmologista ao menos uma vez ao ano para fazer um check-up em nesses órgãos tão importantes para o nosso cotidiano: os olhos.

A OFTALMOLOGIA: RÁPIDOS E GRANDES AVANÇOS

A Oftalmologia foi um dos primeiros ramos médicos a ser uma especialidade independente. As primeiras descrições anatômicas do olho originaram-se na antiga Grécia, quando Hipócrates e seus discípulos estudaram minuciosamente as doenças oculares e também as primeiras descrições da anatomia do olho.

O olho foi estudado na Alexandria e na Arábia, "Os Dez Tratados sobre o Olho", de Hunayn ibn Ishaq foi uma obra revolucionária.

A partir do século XVII foi descoberta a refração ocular, a acomodação e a inversão da imagem retiniana foram descobertas por Kepler, Descartes e Christoph Scheiner.

No século XVIII descobriu-se que a catarata ocorre no cristalino e, no mesmo século, foi feita a primeira intervenção cirúrgica para a correção do estrabismo.

As descobertas na área avançaram rapidamente com a descoberta de doenças e a invenção do oftalmoscópio, em 1851. Córnea, íris e outros componentes foram estudados. Os avanços se deram principalmente no campo da prevenção de doenças oculares por meio da realização de exames realizados com regularidade, o tratamento precoce de deficiências visuais congênitas. Criaram-se também os bancos de olhos, que facilitaram a obtenção de córneas para transplantes.

Atualmente as técnicas microcirúrgicas são utilizadas em intervenções que eram complexas: queratoplastia (cirurgia plástica da córnea), goniotomia (operação que possibilita a correção do glaucoma), os métodos de colocação de lentes acrílicas na córnea, cirurgias corretivas que utilizam ecografia e raios laser.

O OFTALMOLOGISTA

O oftalmologista é o médico que estuda, diagnostica e trata doenças do sistema visual. É capacitado para o tratamento médico e cirúrgico das doenças oculares.

O OFTALMOLOGISTA, além da faculdade de medicina e da especialização deve ter características como o gosto pelas ciências biológicas, capacidade de observação e organização, facilidade para lidar com pessoas, dinamismo, paciência, sensibilidade e autocontrole. Este é o médico que cuida de um dos 5 sentidos capazes de receber as informações do mundo que nos cerca: A VISÃO.

Este profissional pode realizar desde o teste de acuidade visual (é o grau de aptidão do olho, para discriminar os detalhes espaciais, ou seja, a capacidade de perceber a forma e o contorno dos objetos) até cirurgias mais complexas.

As doenças dos olhos normalmente surgem na infância, entre os jovens, após os 40 anos, nos idosos, hipertensos e diabéticos. As principais são:

- doenças orbitárias (que podem causar deterioração da visão);
- doenças das vias lacrimais;
- estrabismo;
- miopia (o míope não consegue ver o que está longe. A alteração ocorre porque, neste caso, a imagem não é formada sobre a retina, mas sim, na frente dela);
- astigmatismo (na maioria dos casos, sofre com a dificuldade para enxergar de perto e também de longe);
- hipermetropia (a imagem se forma atrás da retina e a pessoa tem dificuldade para ver de perto ou sente cansaço ocular ao realizar atividades nas quais precise enxergar algo que está muito próximo);
- presbiopia (conhecida como "vista cansada", afeta pessoas a partir dos 40 anos. "Acontece quando o cristalino perde a elasticidade");
- ambliopia (Trata-se de uma deficiência que aparece enquanto a criança está formando a capacidade visual, entre 6 e 8 anos. Atrapalha a criação das imagens pelo cérebro e, se não for tratada no começo, fica para sempre);
- glaucoma (segundo a Associação Brasileira de Oftalmologia existem mais de 900 mil casos de glaucoma no Brasil. A verificação de glaucoma deve incluir medida da pressão intraocular, além do exame do nervo óptico em busca de lesões);
- catarata (uma opacidade do cristalino. O cristalino é a lente que temos dentro do olho. Quando ela fica opaca, causa diminuição da visão); e
- retinopatias (A retina é a membrana sensível à luz, localizada na superfície interna da parte posterior do olho).

ATENÇÃO ÀS CRIANÇAS COM PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM

Uma criança que apresenta problemas de aprendizagem pode ter algum problema na visão. Os pais e professores devem ficar atentos aos sintomas: a criança se aproxima muito do livro ou desenho, diz palavras em voz alta, vê duplicado, pula ou lê a mesma linha, pestaneja em excesso, apresenta estrabismo ao ler.

A oftalmo-pediatria é uma das sub-especialidades da oftalmologia que assiste às crianças com problemas de visão.

VEJA BEM, se você é uma PESSOA DE VISÃO, cuide bem da saúde dos seus olhos e procure anualmente o OFTALMOLOGISTA. Como disse Leonardo da Vinci: “Os olhos são as janelas da alma e o espelho do mundo.” Olhe por essa janela e veja as cores, o mundo que te cerca e aproveite esse sentido em todo seu potencial.




DIA 13/05 - DIA DO PRETO VELHO  - A MAGIA DOS PRETOS VELHOS

Publicado: 12/05/2012 em UMBANDA - Diversos

pretovelho1
Na Umbanda os Pretos velhos são homenageados no dia 13 de maio, data que foi assinada a Lei Áurea, a abolição da escravatura no Brasil.
Pretos velhos ou Pretos-velhos são entidades de umbanda, espíritos que se apresentam em corpo fluídico de velhos africanos que viveram nas senzalas e que adoram contar as histórias do tempo do cativeiro. Sábios, ternos e pacientes, dão o amor, a fé e a esperança aos "seus filhos".
O preto velho, na umbanda, está associado aos ancestrais africanos, assim como o caboclo está associado aos índios e o baiano aos imigrantes nordestinos.
São entidades que tiveram pela sua idade avançada, o poder e o segredo da sabedoria, apesar da rudeza do cativeiro demonstram fé para suportar as amarguras da vida, consequentemente são espíritos guias de elevada sabedoria, trazendo esperança e quietude aos anseios da consulência que os procuram para amenizar suas dores, ligados a vibração de Omolu, são mandingueiros poderosos, com seu olhar prescrutador sentado em seu banquinho, fumando seu cachimbo, benzendo com seu ramo de arruda, rezando com seu terço e aspergindo sua água fluidificada, demandam contra o baixo astral e suas baforadas são para limpeza e harmonização das vibrações de seus médiuns e de consulentes.
A característica desta linha, devido a elevação espiritual de tais entidades, é o conselho e a orientação aos consulentes, são como psicólogos, receitam auxílios, remédios e tratamentos caseiros para os males do corpo e da alma.
Os pretos velhos se apresentam com nomes que individualizam sua atuação, do Congo ou de Angola, evidenciando sua atuação propriamente dita e procedência. Em sua linha de atuação eles apresentam-se pelos seguintes codinomes, conforme acontecia na época da escravidão, onde os negros eram nominados de acordo com a região de onde vieram:
  • Congo (Pai Francisco do Congo) – refere-se a pretos velhos ativos na linha de Iansã;
  • Aruanda (Pai Francisco de Aruanda) – refere-se a pretos velhos ativos na linha de Oxalá. (OBS: Aruanda quer dizer céu);
  • D´Angola (Pai Francisco D´Angola) – refere-se a pretos velhos ativos na linha de Ogum;
  • Matas (Pai Francisco das Matas) – refere-se a pretos velhos ativos na linha de Oxóssi;
  • Calunga, Cemitério ou das Almas (Pai Francisco da Calunga, Pai Francisco do Cemitério ou Pai Francisco das Almas) – refere-se a pretos velhos ativos na linha de Omolu/ Obaluaê;
Entre diversas outras nominações tais como: Guiné, Moçambique, da Serra, da Bahia, etc… Muitos Pretos velhos podem apresentar-se como Tio, Tia, Pai, Mãe, Vó ou Vô, porém todos são Pretos velhos.
ADOREI AS ALMAS!!! SALVE OS PRETOS VELHOS DE UMBANDA!!!
AS SETE LÁGRIMAS DE UM PRETO VELHO.

sete-lagrimas-de-um-preto-velhoNum cantinho de um terreiro, sentado num banquinho, pitando o seu cachimbo, um triste preto-velho chorava.
De seus olhos molhados, esquisitas lágrimas desciam-lhe pelas faces e não sei porque contei-as… Foram sete.
Na incontida vontade de saber aproximei-me e o interroguei. Fala, meu preto-velho, diz ao teu filho por que externas assim uma tão visível dor?
E ele, suavemente respondeu: Estás vendo esta multidão que entra e sai? As lágrimas contadas estão distribuídas a cada uma delas.
A primeira, eu dei a estes indiferentes que aqui vem em busca de distração, para saírem ironizando aquilo que suas mentes ofuscadas não podem conceber…
A segunda a esses eternos duvidosos que acreditam, desacreditando, na expectativa de um milagre que seus próprios merecimentos negam.
A terceira, distribui aos maus, aqueles que somente procuram a UMBANDA, em busca de vingança, desejando sempre prejudicar a um seu semelhante.
A quarta, aos frios e calculistas que sabem que existe uma força espiritual e procuram beneficiar-se dela de qualquer forma e não conhecem a palavra gratidão.
A quinta, chega suave, tem o riso, o elogio da flor dos lábios mas se olharem bem o seu semblante, verão escrito: Creio na UMBANDA, nos teus caboclos e no teu Zambi, mas somente se vencerem o meu caso, ou me curarem disso ou daquilo.
A sexta, eu dei aos fúteis que vão de Centro em Centro, não acreditando em nada, buscam aconchegos e conchavos e seus olhos revelam um interesse diferente.
A sétima, filho notas como foi grande e como deslizou pesada? Foi a última lágrima, aquela que vive nos olhos de todos os Orixás. Fiz doação dessa aos Médiuns vaidosos, que só aparecem no Centro em dia de festa e faltam as doutrinas. Esquecem que existem tantos irmãos precisando de amparo material e espiritual.
Assim, filho meu, foi para esses todos, que viste cair, uma a um.
18/05DIA NACIONAL DE LUTA ANTIMANICONIAL
MOVIMENTO DA LUTA ANTIMANICOMIAL
Movimento da Luta Antimanicomial
O Movimento da Luta Antimanicomial se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta está o combate à idéia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, idéia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental. O Movimento da Luta antimanicomial faz lembrar que como todo cidadão estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.
Por esta razão o Movimento tem como meta a substituição progressiva dos hospitais psiquiátricos tradicionais por serviços abertos de tratamento e formas de atenção dignas e diversificadas de modo a atender às diferentes formas e momentos em que o sofrimento mental surge e se manifesta. Esta substituição implica na implantação de uma ampla rede de atenção em saúde mental que deve ser aberta e competente para oferecer atendimento aos problemas de saúde mental da população de todas as faixas etárias e apoio às famílias, promovendo autonomia, descronificação e desinstitucionalização. Além dos serviços de saúde, esta rede de atenção deve se articular a serviços das áreas de ação social, cidadania, cultura, educação, trabalho e renda, etc., além de incluir as ações e recursos diversos da sociedade.
O Movimento da Luta Antimanicomial teve seu início marcado em 1987, em continuidade a ações de luta política na área da saúde pública no Brasil por parte de profissionais de saúde que contribuíram na própria constituição do SUS. Naquele ano a discussão sobre a possibilidade de uma intervenção social para o problema da saúde mental, especificamente, dos absurdos que aconteciam nos manicômios ganhou relevância, permitindo o surgimento específico deste movimento. Desde então a participação paritária de usuários de serviços e seus familiares se tornou característica deste movimento. Em 1987 estabeleceu-se o lema do movimento: "Por uma sociedade sem manicômios", e o 18 de maio foi definido como o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, data comemorada desde então em todo o país.
O Movimento da Luta Antimanicomial, embora não tenha se instituído formalmente como pessoa jurídica conquistou na área da saúde um caráter de forte representatividade e legitimidade, o que se confirma pelo fato de ter obtido três cadeiras na Comissão Intersetorial de Saúde Mental do Conselho Nacional de Saúde, sendo uma para um representante dos usuários, uma para os familiares e uma para um representante do movimento independente da categoria.
Outra conquista importante foi a aprovação, em 2001, da Lei 10.216, de autoria do então deputado Paulo Delgado, após 12 anos de discussões e resistência dos setores mais retrógrados. Esta lei preconiza a reestruturação da atenção em saúde mental, defende os direitos das pessoas que necessitam de tratamento e propõe a criação de serviços que ofereçam este tratamento sem que isto signifique exclusão da vida social ou perda dos diretos e do lugar de cidadão. Como resultados temos hoje várias portarias regulamentam a criação de serviços diversos que, em seu conjunto e desde que implantadas de modo efetivo e suficiente, garantem a atenção necessária e a inclusão social das pessoas com transtornos mentais.
Dessa forma, a Reforma Psiquiátrica tem avançado no Brasil: segundo o Relatório "Reforma psiquiátrica e política de saúde mental no Brasil" (MS, 2005), o número de leitos reduziu de 75.514 em 1996 para 42.076 em 2005. Ao passo que o número de CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) aumentou de 92 em 1996 para 689 em 2005.
No entanto, mesmo sendo uma política reconhecida pelo governo brasileiro, pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), há setores conservadores que defendem o retorno dos hospitais psiquiátricos.
Diante deste contexto, o Movimento da Luta Antimanicomial tem a necessidade de se reunir para definir seus objetivos e suas estratégias de ação no sentido de afirmar e lutar pelo avanço da Reforma Psiquiátrica no Brasil.
O Movimento da Luta Antimanicomial caracteriza-se pelo seu caráter democrático, contando com a participação ativa e efetiva dos usuários de serviços de saúde mental, seus familiares, profissionais, estudantes e quaisquer interessados em defender uma postura de respeito aos diferentes modos de ser e a transformação da relação cultural da sociedade com as pessoas que sofrem por transtornos mentais.
O Movimento tem núcleos em todos os estados do país, sendo todos autônomos, propositadamente sem uma hierarquia. Atualmente, o Movimento tem uma Secretaria Nacional Colegiada que se encarrega da articulação nacional e de projetos diversos. E de dois em dois anos realiza encontros nacionais que procuram reunir todos os militantes para deliberar, de forma democrática, seus princípios e ações.
Nestes vinte anos já se realizaram oito encontros nacionais do movimento e nove encontros de usuários e familiares. O último aconteceu no município de São Bernardo do Campo - SP.
Fonte: Projeto do IX Encontro Nacional de Usuários e Familiares da Luta Antimanicomial e VIII Encontro Nacional da Luta Antimanicomial. SBC, 2009.
Fórum Popular de Saúde Mental do Grande ABCDMRR
O Movimento da Luta Antimanicomial se organiza na região do ABC por meio de um fórum que se reúne uma vez por mês, rodiziando entre as sete cidades.
A região do Grande ABCDMRR é formada por sete municípios: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Localiza-se entre a capital de São Paulo e a Baixada Santista.
O Grande ABC é conhecido pelas greves do final dos anos 70 e 80, que lutavam, no contexto da ditadura, por melhores condições de trabalho e pelo retorno da democracia.
Tivemos representantes do ABC no I Encontro de Trabalhadores da Saúde Mental, de Bauru, em 1987, que marcou o início do Movimento da Luta Antimanicomial.
Desde então, o Fórum Popular de Saúde Mental do Grande ABC tem lutado por uma região livre de manicômios.
O Fórum Popular de Saúde Mental do Grande ABC é formado por usuários, familiares e trabalhadores dos serviços de saúde mental; além de associações, estudantes, sindicatos, artistas, entidades de classe, etc.
Nos últimos 20 anos, a região do Grande ABC - que tem aproximadamente 2,5 milhões de habitantes - fechou 5 manicômios e abriu 16 CAPS, sendo que cinco deles funcionam 24 horas, incluindo um Álcool e Drogas; abriu também 12 Residências Terapêuticas e trabalhos na área da geração de renda e da cultura.
A luta deste Fórum hoje é pelo fechamento dos hospitais psiquiátricos e pela ampliação dos CAPS 24 horas, bem como pela melhoria da qualidade destes serviços e pela ampliação de serviços


DIA 13 DE MAIO DIA DE NOSSA SENHORA as oficinas de geração de renda, os trabalhos com arte e cultura, etc. 
maria mãe de deus











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A aura das plantas

Construtores de formas, os Elohim, os Devas....

TRINDADE a FORÇA E O PODER DIVINO DO PAI ETERNO!!!