O Auto-Exame das Mamas

Uma década de transgênicos

Em 13 de junho de 2003, foi autorizado o cultivo no Brasil do primeiro organismo geneticamente modificado, a soja RoundUp Ready, da Monsanto. Desde então, os transgênicos conquistaram espaço significativo no mercado, contribuindo de maneira decisiva para o país assumir a liderança mundial no uso de agrotóxicos, e provocando impactos e riscos ainda difíceis de serem estimados.
ESTES POR SUA VEZ VEM PREJUDICANDO O ORGANISMO HUMANO, ANIMAL e VEGETAL.

NOTICIAS
 Mary, uma dos pesquisadoras  de doenças, tem se preocupado muito com o aumento exagerado de internações, dentre as doenças mais rotineiras, esta em evidencia os tumores malignos (CÂNCERES), seguidos de tratamentos  quimioterápicos e radioterápicos; Embora a medicina está bem evoluída; Mas muitos casos são descobertos tardiamente, nestes casos a evolução normalmente é de  ruim prognóstico, " óbito".  Uma vez provado por testes que esses são prejudiciais á saúde. Portanto por em pauta esse assunto polêmico de parar ou continuar com os alimentos transgênicos é de suma importância, provado por testes em ratos que esses são prejudiciais á saúde.
Entanto,  relatar os pros e os contra, do alimento geneticamente modificado para que os brasileiros tenham uma visão clara do grande abalo á saúde, . Quando os animais e as plantações são os primeiros prejudicados, e sendo a agricultura o vilão de alimento em nossas mesa, automaticamente o ser humano esta pagando para ficar doente .
 Não se esquecendo também do solo, da água e o ar; 
  Estimativas de câncer para 2014
INCIDÊNCIA EM 27/11/2013 - O INCA estima cerca de 580 mil casos novos da doença para 2014. De acordo com a publicação Estimativa 2014 – Incidência de Câncer no Brasil, lançada hoje, 27, Dia Nacional de Combate ao Câncer, no Ministério da Saúde, os cânceres mais incidentes na população brasileira no próximo ano serão pele não melanoma (182 mil), próstata (69 mil); mama (57 mil); cólon e reto (33 mil), pulmão (27 mil) e estômago (20 mil). Ao todo estão relacionados na publicação os 19 tipos de câncer mais incidentes, sendo 14 na população masculina e 17 na feminina.


CÂNCER PODE SER EVITADO!!!!

O Auto-Exame das Mamas
IMPORTANTE:

- Durante a palpação da mama, observe o surgimento de nódulos, note sua consistência, mobilidade, limites, localização, tamanho.

- A dor também deve ser considerada, embora não seja freqüente em casos de câncer de mama

- Nódulos que surgem antes da menstruação e desaparecem após a mesma, geralmente não têm valor clínico importante.

- O uso de anticoncepcionais, terapia de reposição hormonal, período pré menstrual, amamentação, gestação e aborto recente podem influenciar e dificultar a identificação de nódulos.
FIGURA: 1
NO ESPELHO
Coloque as mãos na cintura e observe o formato, tamanho e contorno de suas mamas (observe se estão iguais, simétricas). Veja se existem pregas, depressões ou alterações na pele da mama, aréola e mamilo. 
FIGURA: 2
NO ESPELHO


Coloque as mãos para o alto e fique atenta aos mesmos sinais de igualdade da pele já descritos.
É uma oportunidade única de observar sua simetria mamária. Observe se as mamas estão alinhadas, assim como as aréolas e mamilos. Eles deverão sempre estar na mesma linha. Observe se o sutiã faz marca só em uma mama, e qual é o local para verificar se há edema (inchaço).
FIGURA: 3
NO CHUVEIRO


Ensaboe bem as mamas e axilas, deste modo suas mãos percorrerão melhor e facilitará o exame. Coloque o braço atrás da nuca, coluna reta e com a ponta dos dedos percorra todas as áreas da mama em movimentos circulares de fora para dentro, procurando por espessamentos ou caroços. Use a mão direita para examinar a mama esquerda e vice-versa. Você também poderá realizar esse exame fora do chuveiro, com maior atenção.
FIGURA: 4
MOVIMENTOS CIRCULARES


Devem ocorrer da parte externa superior da mama (perto da axila) em direção ao mamilo, de modo firme, mas delicado.
FIGURA: 5
MAMILOS E ARÉOLAS


Pressione suavemente os mamilos e observe com cuidado a presença de secreções e a presença de lesões na sua pele sensível, assim como nas aréolas.
FIGURA: 6
AXILAS


Elas também fazem parte do tecido mamário, e devem ser examinadas do mesmo modo que as mamas. Realize movimentos circulares da mama para axila, observando a presença de caroços na região.
FIGURA: 7
DEITADA


Coloque um apoio sob o ombro direito (pode ser um travesseiro ou toalha) e a mão direita atrás da cabeça. Examine sua mama direita com a mão esquerda, repetindo os movimentos circulares.
Repita esse passo com o lado esquerdo.
Você deverá se acostumar a fazer o auto exame desde já.
Se isso não acontece, pode ter certeza:
Você está muito atrasada nesse compromisso com sua saúde.
Através dele é freqüente a descoberta de doenças da mama, como alterações funcionais benignas, ou mesmo um câncer de mama.
É importante você saber que, ao detectar qualquer anormalidade, não deve entrar em pânico nem solicitar ajuda de quem pouco poderá lhe esclarecer. 
Procure SEMPRE um médico
, lembrando mais uma vez que o auto exame propiciará detectar um possível câncer de mama de modo precoce, aumentando substancialmente suas chances de cura, além de ter a grande possibilidade de uma cirurgia de menor porte para combatê-lo.
Além do mais, nunca devem ser ignoradas as alterações benignas, cujo quadro pode se manifestar também através de nódulos mamários.
Cumpra essa determinação, aceite este convite, cuide-se, não tenha medo de examinar-se e descobrir algo, faça com que o auto exame seja uma rotina na sua vida. Afinal, o cuidado com sua saúde é um grande ato de amor, de valorização e respeito para com seu corpo, sua saúde e sua própria vida. Toque-se !!!

VOCÊ DEVE TAMBÉM COMPLEMENTAR O EXAME COM:

EXAME DE PAPANICOLAU
Resultado de imagem para imagens de como é feito o exame de papanicolau

O QUE É O EXAME PAPANICOLAU?
O nome Papanicolau é referente ao médico grego Geórgios Papanicolau (1883-1962), considerado o pai da citopatologia (estuda as doenças das células). O exame é realizado com uma amostra de células da superfície do colo do útero, avaliando se há anormalidades que possam desenvolver um futuro câncer de colo uterino.

POR QUÊ A MULHER DEVE REALIZAR O EXAME PAPANICOLAU?
Para verificar as células do colo uterino, onde poderá ser detectado:
  • Cervicites (inflamação do colo do útero)
  • Displasia cervical (são alterações ou anormalidades que podem desenvolver um câncer
O câncer cervical (colo do útero) desenvolve-se em aproximadamente 10 anos após o contato com o vírus HPV (papiloma vírus humano). Por ter caráter de crescimento lento, as pacientes que realizam o exame preventivo (Papanicolau) periodicamente provavelmente não desenvolverão o câncer de colo uterino, pois as anormalidades detectadas precocemente podem ser tratadas antes que o câncer apareça.
PARA REALIZAR O EXAME:
  • Não marque o exame de Papanicolaou durante o seu período menstrual, porque altera o resultado do exame e muitos médicos não colhem o material, remarcam a consulta
  • Não tenha relação sexual nas 24 horas antes do exame, não use cremes vaginais, duchas de higienização íntima nos 03 dias que precedem o exame, pois qualquer coisa que mude a microbiota (os microorganismos naturais) vaginal e/ou o pH vaginal, como os espermatozóides, podem alterar o resultado de seu exame
AVISE SEU MÉDICO:
  • Se estiver grávida
  • Se tiver relação sexual
  • Estiver menstruada
  • Apresentando leucorréia (corrimento, escorrimento) vaginal
  • E principalmente se apresentar um exame de preventivo anterior alterado (com alguma anormalidade)
COMO É FEITO O EXAME?
  • É um exame muito rápido, que dura poucos minutos
  • Você deita em uma mesa de exames
  • Abre as pernas e posiciona os pés em suportes
  • O médico inseri um espéculo (objeto que pode ser de plástico ou metal, que facilita a visualização de toda a vagina e do colo do útero), na sua vagina da forma menos incômoda possível.
  • Com uma espátula o médico coleta o material do colo uterino e coloca em uma lâmina de microscópio
  • Então o espéculo é retirado suavemente
  • A lâmina será enviada pra um laboratório

DEPOIS DO EXAME PAPANICOLAU:
  • O médico realiza o exame pélvico
  • Com as mãos o médico analisa a vagina, útero, trompas uterinas, bexiga e reto
  • Sendo outro exame muito rápido de ser realizado
ACOMPANHAMENTO:
Os resultados do exame são enviados ao seu médico em aproximadamente um mês, depende do laboratório.
Quando você retornar para a próxima consulta, que geralmente é marcada com a chegada do resultado do exame, seu médico lhe informará dos resultados:
  • Se normal, não será necessário tratamento. O médico marcará outro exame de Papanicolaou (preventivo) daqui um ou dois anos, a critério do mesmo.
  • Se for detectada infecção, será tratada.
  • Se tiver anormalidades, serão realizados outros exames.
  • Assim que o médico determinar a causa, o mesmo apresentará as opções de tratamento.
Entre os outros exames estão:
  • Colposcopia – é um exame que permite visualizar a vagina e o colo do útero por meio de um aparelho chamado colposcópio, aumentando de 10 a 40 vezes o tamanho normal

  • Biópsia – remoção de uma pequena quantidade de tecido do colo do útero para ser examinado por um médico patologista
       IMPORTANTE:
  • Em qualquer consulta médica é importante o paciente levar os exames e a receita dos remédios se o mesmo usar
  • Sempre que o paciente estiver com dúvidas sobre algo ou queira falar alguma coisa que julga ser relevante o seu médico saber, fale, pois tal informação pode ser importante pra conduzir uma conduta mais adequada
  • O câncer de colo uterino só é detectável clinicamente em fase avançada.
  • De acordo com o INCA, a estimativa pra este ano de 2012 são de 17.540 novos casos de câncer de colo uterino
  • O câncer do colo do útero, também chamado de cervical, demora muitos anos para se desenvolver. As alterações das células que podem desencadear o câncer são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou), por isso é importante a sua realização periódica. A principal alteração que pode levar a esse tipo de câncer é a infecção pelo papilomavírus humano, o HPV, com alguns subtipos de alto risco e relacionados a tumores malignos
  • É o segundo tumor mais frequente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Por ano, faz 4.800 vítimas fatais e apresenta 18.430 novos casos. Prova de que o país avançou na sua capacidade de realizar diagnóstico precoce é que na década de 1990, 70% dos casos diagnosticados eram da doença invasiva. Ou seja: o estágio mais agressivo da doença. Atualmente 44% dos casos são de lesão precursora do câncer, chamada in situ. Esse tipo de lesão é localizada. Mulheres diagnosticadas precocemente, se tratadas adequadamente, têm praticamente 100% de chance de cura.
  • Para colocarmos um freio nisso devemos imediatamente parar com os alimentos geneticamente modificado.

    VOCÊ PODE COLABORAR ASSINANDO GRATUITAMENTE
    Quando aparecer codigo clique (55) do Brasil
  • ASSISTAM O VÍDEO
  • VOCÊ SE AMA? PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA E COLO DO UTERO - BALDOINO AZEVEDO

    !

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A aura das plantas

Construtores de formas, os Elohim, os Devas....

TRINDADE a FORÇA E O PODER DIVINO DO PAI ETERNO!!!