A vida adolescente ... saúde, desenvolvimento
Meditação
Emprego da riqueza (II)
Quando considero a brevidade da vida, dolorosamente me impressiona a incessante preocupação de que é para vós objeto o bem-estar material, ao passo que tão pouca importância dais ao vosso aperfeiçoamento moral, a que pouco ou nenhum tempo consagrais e que, no entanto, é o que importa para a eternidade. Dir-se-ia, diante da atividade que desenvolveis, tratar-se de uma questão do mais alto interesse para a humanidade, quando não se trata, na maioria dos casos, senão de vos pordes em condições de satisfazer a necessidades exageradas, à vaidade, ou de vos entregardes a excessos. Que de penas, de amofinações, de tormentos cada um se impõe; que de noites de insônia, para aumentar haveres muitas vezes mais que suficientes! Por cúmulo de cegueira, freqüentemente se encontram pessoas, escravizadas a penosos trabalhos pelo amor imoderado da riqueza e dos gozos que ela proporciona, a se vangloriarem de viver uma existência dita de sacrifício e de mérito — como se trabalhassem para os outros e não para si mesmas! Insensatos! Credes, então, realmente, que vos serão levados em conta os cuidados e os esforços que despendeis movidos pelo egoísmo, pela cupidez ou pelo orgulho, enquanto negligenciais do vosso futuro, bem como dos deveres que a solidariedade fraterna impõe a todos os que gozam das vantagens da vida social? Unicamente no vosso corpo haveis pensado; seu bem-estar, seus prazeres foram o objeto exclusivo da vossa solicitude egoística. Por ele, que morre, desprezastes o vosso Espírito, que viverá sempre. Por isso mesmo, esse senhor tão animado e acariciado se tornou o vosso tirano; ele manda sobre o vosso Espírito, que se lhe constituiu escravo. Seria essa a finalidade da existência que Deus vos outorgou? — Um Espírito Protetor.
Shalom Adonai
Saúde
Saúde do Adolescente e do Jovem
Emprego da riqueza (II)

Shalom Adonai
Saúde
Saúde do Adolescente e do Jovem
A adolescência é uma etapa do desenvolvimento do ser humano situada entre a infância e a vida adulta, e é marcada por profundas transformações biopsicossociais, que modificam o relacionamento do indivíduo consigo mesmo, com a família e o mundo, proporcionando a formação da identidade e a busca da autonomia. Como cidadãos, os adolescentes têm direito à saúde, e é dever do Estado garantir este acesso, dentro dos preceitos do SUS. O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA – determina prioridade no atendimento a esse grupo, bem como na formulação e na execução das políticas sociais públicas. As características desses indivíduos, bem como sua vulnerabilidade às questões econômicas e sociais e a importância desse período na formação de hábitos, determinam a necessidade de uma atenção mais específica.
Objetivos
O Programa de Saúde do Adolescente e do Jovem da SMS/RJ segue as diretrizes do PROSAD (Ministério da Saúde, 1989), adaptadas às necessidades identificadas no município do Rio de Janeiro. Seu objetivo é promover a saúde da população adolescente com da oferta de serviços que atendam integralmente suas necessidades, e de parcerias com instituições onde o adolescente está inserido, identificando vulnerabilidades e garantindo proteção e recuperação da saúde. No Município do Rio de Janeiro, o PROSAD (MS) teve suas bases programáticas publicadas pela Secretaria Municipal de Saúde em 1986 e, atualmente, está vinculado à Subsecretaria de Promoção, Atenção Primária e Vigilância em Saúde.
Princípios Básicos
• Apoiar o trabalho desenvolvido pelas CAPs e unidades da APS nos territórios, com a realização de reuniões com as CAPs para acompanhamento do processo de trabalho em Saúde Integral do Adolescente nas unidades de saúde da Atenção Primária, e programa de educação permanente dos profissionais de saúde envolvidos no trabalho.
• Qualificação da incorporação da Caderneta de Saúde do Adolescente nas unidades de saúde, nas escolas e demais espaços onde são desenvolvidos atividades com adolescentes, com o controle estatístico da distribuição da caderneta, e o acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento desses indivíduos.
• Acompanhamento de adolescentes vítimas de violência e maus tratos, e adolescentes em situação de vulnerabilidade, como os que se encontram em situação de rua e os adolescentes em conflito com a lei.
• Atenção à saúde sexual e reprodutiva: captação precoce e acolhimento de gestantes adolescentes, acompanhamento pré-natal, grupos educativos e distribuição de preservativos nas unidades de saúde.
• Incorporação da estratégia ‘Mães Adolescentes e suas Crianças’ (parceria CICV-/SMS/RJ) nas unidades de Saúde da Família, a partir de 2014.
• Levantamento, análise e divulgação de dados epidemiológicos: Vigilância Epidemiológica da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal, e participação nos Comitês de Investigação de Óbitos.
• Participação nos espaços de definição de políticas públicas; articulação da Saúde com outros setores, como Educação, Desenvolvimento Social, Cultura, Esportes, Justiça, Conselhos Tutelares e ONGs; e estabelecimento de parcerias com universidades, sociedades científicas, instituições governamentais, entre outros.
Serviços
• Atendimento próprio para adolescentes, feito por profissionais de diversas especialidades, onde o adolescente, se quiser, pode ser atendido sozinho.
• Grupos de educação em saúde onde são abordados os temas que os adolescentes querem debater, como saúde e prevenção, mudanças do corpo, família, direitos, sexualidade, métodos anticoncepcionais, DST/AIDS, violência, entre outros.
• Vacinação.
• Atendimento odontológico.
• Contracepção: oferece consulta pelo médico ou enfermeiro, grupos de discussão sobre temas de saúde, sexualidade e cidadania e todos os métodos anticoncepcionais.
• Contracepção de emergência (para os casos de risco de gravidez por relacionamento sexual sem proteção, uso inadequado da pílula, rompimento da camisinha e violência sexual – só pode ser usada até 5 dias depois da relação desprotegida).
• TIG: teste de gravidez feito com a urina, cujo resultado sai na mesma hora.
Direitos do Adolescente
O ECA garante proteção integral à criança e ao adolescente. Algumas questões são fundamentais na abordagem do adolescente, como a ética, a privacidade, o direito à autonomia, a confidencialidade e o sigilo. Qualquer exigência, como a obrigatoriedade da presença de um responsável para acompanhamento no serviço de saúde, que possa afastar ou impedir o exercício pleno do adolescente de seu direito fundamental à saúde e à liberdade, constitui lesão ao direito maior de uma vida saudável. Caso a equipe de saúde entenda que o usuário não possui condições de decidir sozinho sobre alguma intervenção, deve, primeiramente, realizar as intervenções urgentes que se façam necessárias, e, em seguida, deve comunicar ao adolescente a necessidade de um responsável que o acompanhe. (Marco Legal)
Onde o Adolescente pode ser Atendido
Os adolescentes e jovens do município do Rio de Janeiro podem ser atendidos em qualquer unidade de saúde da Atenção Primária, onde serão acolhidos, e suas queixas resolvidas, sempre respeitando a confidencialidade e o sigilo. Se houver necessidade, o adolescente irá ser encaminhado a um profissional ou exame especializado, através do SISREG.
Queridos para que tenhamos uma vida saudável é necessário que:
*Livremos-nos dos ciclos viciosos dos quais abalam o nosso emocional, assim como a vida sedentária e maus hábitos alimentar.
* Exigimos das autoridades governamentais ás nossas necessidades básicas o alimento de boa qualidade.
* Mais respeito pela NATUREZA DIVINA.......
*Livremos-nos dos ciclos viciosos dos quais abalam o nosso emocional, assim como a vida sedentária e maus hábitos alimentar.
* Exigimos das autoridades governamentais ás nossas necessidades básicas o alimento de boa qualidade.
* Mais respeito pela NATUREZA DIVINA.......
Para colocarmos ordem na casa, devemos solicitar que imediatamente parem com a produção de alimentos geneticamente modificado.
SAIBA MAIS
SAIBA MAIS
VOCÊ PODE COLABORAR ASSINANDO GRATUITAMENTE
Quando aparecer codigo clique (55) do Brasil
Quando aparecer codigo clique (55) do Brasil
Clique aqui para ler mais a respeito e assine:
Avaaz.org protegerá sua privacidade. e te manterá atualizado sobre isso e campanhas similares.
|
Comentários
Postar um comentário