Direito ao salário......e.. Preocupação estética mas, sobretudo, de saúde.



MEDITAÇÃO




Missão do homem inteligente na Terra

Não vos ensoberbeçais do que sabeis, porquanto esse saber tem limites muito estreitos no mundo em que habitais. Suponhamos sejais sumidades em inteligência neste planeta: nenhum direito tendes de envaidecer-vos. Se Deus, em seus desígnios, vos fez nascer num meio onde pudestes desenvolver a vossa inteligência, é que quer a utilizeis para o bem de todos; é uma missão que vos dá, pondo-vos nas mãos o instrumento com que podeis desenvolver, por vossa vez, as inteligências retardatárias e conduzi-las a ele. A natureza do instrumento não está a indicar a que utilização deve prestar-se? A enxada que o jardineiro entrega a seu ajudante não mostra a este último que lhe cumpre cavar a terra? Que diríeis, se esse ajudante, em vez de trabalhar, erguesse a enxada para ferir o seu patrão? Diríeis que é horrível e que ele merece expulso.
Pois bem: não se dá o mesmo com aquele que se serve da sua inteligência para destruir a idéia de Deus e da Providência entre seus irmãos? Não levanta ele contra o seu senhor a enxada que lhe foi confiada para arrotear o terreno? Tem ele direito ao salário prometido? Não merece, ao contrário, ser expulso do jardim? Sê-lo-á, não duvideis, e atravessará existências miseráveis e cheias de humilhações, até que se curve diante dAquele a quem tudo deve.
A inteligência é rica de méritos para o futuro, mas, sob a condição de ser bem empregada. Se todos os homens que a possuem dela se servissem de conformidade com a vontade de Deus, fácil seria, para os Espíritos, a tarefa de fazer que a Humanidade avance. Infelizmente, muitos a tornam instrumento de orgulho e de perdição contra si mesmos. O homem abusa da inteligência como de todas as suas outras faculdades e, no entanto, não lhe faltam ensinamentos que o advirtam de que uma poderosa mão pode retirar o que lhe concedeu. — Ferdinando, Espírito protetor. (Bordéus, 1862.) 
Shalom Adonai!!!


SAÚDE
Uma pequena história da higienização bucal.
A mais antiga referência conhecida a uma pasta de dente está em um manuscrito do Egito no século IV a.C., que citava uma mistura de sal, pimenta, folhas de menta e flores de íris. Na Roma antiga usavam pedras pomes em pó, casca de ovo torradas, chifre de veado, camundongos e lagartos, entre outros ingredientes utilizados na época como frutas, casca de frutas queimadas e moídas, talco, mel e flores secas, enquanto os menos apetitosos incluíam rato, cabeça de lebre, fígado de lagarto e urina.

Antes do nascimento de Cristo as escovas dentais já eram utilizadas. A limpeza dos dentes com escovas está documentada em manuscritos budistas, judaicos e muçulmanos.

Mas somente em 1770 foi que se iniciou a produção de escovas dentais em massa, e seu inventor foi William Addis de Clerkenwell. A sua história é interessante, nesse ano William estava encarcerado na prisão de Newgate em Londres por iniciar um tulmuto. Ele tinha pouco a fazer além de comer, dormir e pensar, e com mais recursos que permitam a este último, ele pensou bastante sobre um novo meio de ganhar a vida.

Após lavar o rosto, ele começou a limpar os dentes, usando o método de esfregar um pano humido, Addis pensou não ser muito eficaz este método. No dia seguinte, ele teve uma idéia. Guardou um pequeno osso da carne que tinha sido lhe servida e entediado foi cunhando pequenos furos nele.

Em seguida, ele conseguiu algumas cerdas duras através de seu carcereiro, cortou-as e em seguida as colou em tufos e inseriu dentro dos furos cunhados no osso. Pronto! Temos o design da escova de dente que conhecemos até hoje.

Creme dental 


Creme dental em gel.O dentífrico, dentifrício, gel dental, creme dental ou pasta de dente é um creme usado parahigiene bucal, quase sempre em conjunto com uma escova de dentes
.O creme dental foi criado pelo dentista americano Washington Wentworth Sheffield, que em 1850 desenvolveu um pó para limpar os dentes que se tornou muito popular entre seus pacientes. Lucius, filho de Sheffield e também dentista, ajudou-o a modificar a fórmula, criando assim o Creme Dentifrício Dr. Sheffield, a primeira pasta de dente. O produto, porém, só teve sucesso quando foi colocado em tubos de folhas-de-flandres. Lucius Sheffield foi considerado o "dentista mais famoso do mundo"
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Os estudiosos alertam que mesmo havendo tratamento a essas eventualidades, muitas vezes, apenas o habito de escovar os dentes e usar fio dental é a melhor maneira para manter os dentes e gengivas saudáveis. 
Segundo estudo publicado pelo professor Bruce J. Paster, da Universidade de Massachusets, e sua equipe, há mais de 700 espécies de micro-organismos na cavidade bucal, que se espalham pelas
 gengivas, dentes, língua e palato.
 Portanto, cuidar da saúde bucal não deve ser uma atitude orientada exclusivamente por uma  preocupação estética mas, sobretudo, de saúde.

Vocês sabiam que a falta de cuidados com a higiene oral, pode gerar uma infecção grave das válvulas cardíacas? Portanto, cuidar dos dentes não é apenas questão de estética, e sim de *saúde.* Mas a importância não está apenas em higienizar os dentes... está também *na escolha dos produtos* que utilizamos para fazer a higiene oral, principalmente na escolha do creme dental. Quando escovamos os dentes, inevitavelmente engolimos ou absorvemos um pouco do creme dental no organismo...Mesmo pequenas quantidades de flúor consumido na água encanada pode danificar seus ossos, dentes, cérebro, causar problemas de tiroide, reduzir o QI e causar câncer de acordo com a maior revisão de estudos sobre o flúor.
Associações dentais dos EUA e o Centro de Controle de Doenças afirmam que este relatório não teria relação com o flúor da água potável, mas as mesmas instituições recomendam que o leite em pó de bebês NÃO seja diluído em água da torneira.
Análises cuidadosas descobriram que o flúor está ligado a efeitos na tiroide, especialmente em pessoas com deficiência de iodo. Três especialistas do painel que analisou os estudos solicitaram publicamente o fim da adição de flúor na água potável.
Baixos níveis de hormônio da tiróide podem aumentar o risco de doença cardíaca, colesterol alto, depressão e menor inteligência nos bebês nascidos de mães com este problema. Foi encontrado “uma forte e consistente associação entre a exposição ao flúor e baixo QI”.
Queridos leitores cuidado com estes produtos.
A questão primordial seria se a exposição ao flúor através de diversas rotas como produtos dentais, água e alimentos podem contribuir para desenvolver efeitos nocivos. Estudos posteriores também seriam necessários para descobrir qual dose de flúor pode aumentar o risco de problemas de desenvolvimento neurológico, câncer, fluorose dental e óssea, principalmente para pessoas mais sensíveis.
Quase dois mil profissionais assinaram uma declaração encorajando o Congresso dos EUA que pare com a adição de flúor na água até que a situação possa ser avaliada. [Scientificablogging]

CURIOSIDADE
Você sabe o que é saburra lingual?
saburra lingual é uma secreção esbranquiçada ou amarelada que se adere ao dorso da língua mais concentrada na região posterior e é composta de:restos de alimentoscélulas epiteliais descamadas da mucosa bucalsaliva e bactérias.
 Essas bactérias se alimentam desta matéria orgânica provocando uma fermentação que libera o CSV (Componente Sulfurados Voláteis) que tem cheiro de ovo podre! 
Onde se acumula essa saburra?

Em todo o dorso superior da línguaporém em maior intensidade na região posterior.
A língua é o maior nicho de bactérias da boca, a higiene correta da língua não é mais uma questão de evitar o mau hálito, as cáries ou outros problemas bucais e sim de reduzir todo tipo de doenças orgânicas, inclusive algumas que podem ser fatais como é o caso da febre reumática.
Por isso, escovar os dentes, a língua e a cavidade bucal regularmente, além de fazer uso do fio dental, são medidas fundamentais no trabalho de remoção ou desorganização da placa bacteriana que contribuem para uma boa higiene bucal, mas não únicas. Uma outra importante preocupação deve ser levada em consideração: a composição da pasta de dentes que você usa. Algumas substâncias que se fazem presentes nas pastas de dentes convencionais (como o flúor, o lauril éter sulfato de sódio e o temido triclosan) podem causar danos a sua saúde e ao meio ambiente.
Levando em consideração esse contexto, trouxemos algumas receitas fáceis para que você faça a sua própria pasta de dentes:

Receita à base de pó de juá

pó de juá é um produto que ainda não é muito conhecido no mercado brasileiro, mas pode ser adquirido a preços acessíveis. Extraído do juazeiro, ele possui propriedades que combatem as cáries, a placa bacteriana, o mau hálito, além de clarear os dentes. Veja como se prepara essa receita:
  • 2 colheres de sopa de raspa de juá
  • 2 colheres de sopa de menta desidratada
  • 2 colheres de sopa de sementes de linhaça
  • 3 cravos da índia
  • 1 pitada de canela em pó
  • 1 xícara de água filtrada.

Modo de preparo:

Junte a linhaça, os cravos e a água ao fogo baixo e cozinhe em uma panela por cinco minutos. Depois, coloque o juá e a canela e misture bem até obter uma mistura de consistência pastosa. Essa receita deve ser armazenada em uma geladeira.

Receita à base de argila branca

Muitas pessoas podem achar estranho o uso da argila branca na escovação dos dentes. Mas essa receita é bem prática e eficiente. No entanto, é importante que, ao reunir os ingredientes, você atente para uma questão: quando for comprar o pó de argila branca compre aquele cujo rótulo expressa que ele pode ser ingerido. Existem várias opções nas lojas, por isso fique esperto.
  • 3 colheres de sopa de argila branca
  • 2 gotas de óleo de hortelã-pimenta
  • 1 pitada de sal marinho
  • 1 colher de chá de sálvia ou tomilho
  • 1 copo de água

Modo de preparo:

Primeiro, faça uma infusão fervente com a água e a sálvia ou o tomilho. Depois de filtrar, adicione duas colheres dessa infusão, que deve ficar com a aparência de um chá, em um copo limpo. Nesse copo, coloque duas gotas de óleo de hortelã-pimenta e uma pitada de sal marinho. Depois, adicione 3 colheres de sopa de pó de argila branca e mexa até que fique uniforme. Por fim, guarde a receita em um recipiente de vidro e armazene na geladeira.

Receita à base de aloe vera

A aloe vera, também chamada de babosa, é muito usada na cicatrização de queimaduras. O seu uso na escovação dos dentes é muito recomendado principalmente para as pessoas que sofrem de gengivite. A razão para isso são as suas propriedades cicatrizantes que não agridem o delicado tecido das gengivas além de serem eficazes na limpeza dos dentes. Essa receita é bem fácil de fazer e só são necessários dois ingredientes:
  • 2 colheres de sopa de gel de aloe vera
  • 1-2 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta

Modo de preparo:

Junte todos os ingredientes em um recipiente limpo e mexa por alguns minutos. Depois, é só mergulhar a sua escova de dentes nessa mistura e escovar normalmente. O gel de aloe vera pode ser encontrado em muitas farmácias homeopáticas e outras lojas especializadas.

Receita à base de óleo de coco

O coco faz parte de muitas receitas culinárias. O que você pode não ter imaginado é que ele pode ser utilizado também, na forma de óleo, em uma receita de pasta de dentes. Juntamente com ele, será necessário um outro ingrediente que talvez você não conheça: a argila bentonítica em pó. A argila bentonítica também pode ser encontrada em lojas especializadas e também em alguns sites de confiança na internet. Ela atua no fortalecimento dos dentes e na remoção da placa bacteriana.
  • 4 colheres de sopa de óleo de coco
  • 4 colheres de sopa de argila bentonítica
  • 2-3 colheres de sopa de água filtrada
  • 1/2 colher de chá de sal marinho
  • 1-15 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta
Coloque o óleo de coco, a água filtrada, o sal marinho e óleo essencial em um recipiente e mexa bem. Depois, adicione a argila até que a mistura adquira consistência. Por fim, guarde em um pote e esterilizado.

Mas por que fazer o seu próprio creme dental?

Nas prateleiras dos supermercados e farmácias, podemos encontrar uma grande variedade de pastas de dentes, todas elas devidamente embaladas em seus tubos e caixinhas de papelão. No entanto, essas embalagens representam um problema ambiental muito relevante no que concerne tanto à sua fabricação quanto ao seu descarte. A reciclagem é certamente uma solução para o descarte delas, mas fabricar a sua própria pasta de dentes e guardá-la em um recipiente irá contribuir para a minimização dos danos ao meio ambiente resultantes da fabricação de tais embalagens.
Além desse, muitos outros benefícios podem ser obtidos por meio das pastas de dentes caseiras. Muitas pastas de dentes disponíveis no mercado contêm sódio-lauril-sulfato, uma substância detergente que pode provocar aftas em usuários que possuem a mucosa bucal muito sensível. Há, inclusive, casos de pessoas que desenvolvem processos alérgicos aos componentes das pastas de dentes convencionais, apresentando, além de aftas, sangramentos, vermelhidão e coceira nas gengivas.
Um estudo intitulado "Citotoxidade e Abrasividade de Alguns Dentifrícios" e desenvolvido na Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, constatou que há pastas de dentes que são mais tóxicas que outras, devido ao uso cada vez mais frequente de determinados ingredientes. Um exemplo claro disso são os cremes dentais clareadores que possuem grandes quantidades de compostos abrasivos altamente agressivos. Esses abrasivos altamente agressivos são substâncias como o carbonato de magnésio, o carbonato de cálcio, o gel de sílica desidratado, o óxido de alumínio hidratado e os sais fosfato e eles podem danificar o esmalte dos dentes. Ainda se sabe pouco sobre os reais efeitos de tais componentes e tudo indica que algumas pessoas podem apresentar maior sensibilidade a eles.
Outra razão que justifica a produção caseira de pastas de dentes diz respeito diretamente aos testes em animais. Em São Paulo já foi sancionada a lei que proíbe testes em animais nas indústrias do setor de cosméticos, de perfumes e de higiene pessoal. No entanto, em outras cidades essa medida ainda não foi implantada. Por isso, praticar o consumo consciente e evitar o uso de produtos que podem ter sido testados em animais é uma atitude muito importante.
Por fim, sabe-se que é um direito do consumidor ter o devido acesso às informações referentes ao produto que ele adquiriu. Segundo o Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) todos os rótulos devem informar com clareza a quantidade, o peso, a composição, as características, a qualidade, o preço e todos os possíveis riscos que o produto apresenta. Infelizmente, isso nem sempre acontece e o consumidor acaba adquirindo um produto sem saber exatamente o que ele contém. Em pesquisa desenvolvida pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa ao Consumidor), que avaliou dezoito amostras de cremes dentais e cinco de enxaguatórios bucais direcionados ao público infanto-juvenil, foi constatado que os rótulos apresentavam a falta e a divergência de informações. Outro fato preocupante também foi constatado: algumas marcas não alertavam devidamente sobre os reais riscos do uso inadequado dos produtos. Portanto, uma alternativa para garantir, na medida do possível, o controle sobre aquilo que você está consumindo sem depender de rótulos mal formulados é fabricar você mesmo os produtos que fazem parte do seu cotidiano.

Escove os dentes do seu cão com esta pasta natural

A maioria dos cães não gostam muito de escovar os dentes. O que você pode fazer para ajudar, é sempre dar uma recompensa depois, um biscoito, por exemplo.
Este creme natural, além de ser fácil de se fazer, vai te custar muito pouco.
Primeiro, coloque uma quantidade pequena de pasta na escova de dentes do seu cão, então deixe ele provar, provavelmente ele vai querer dar uma lambida, logo em seguida escove suavemente os dentes dele. No começo para facilitar, você pode usar o seu dedo, ou um algodão ao invés de uma escova. Enquanto escova os dentes, converse em tom suave e vá explicando que aquilo vai ser ótimo para ele. No começo pode ser difícil, mas com o tempo ele vai ficando menos agitado e vai acabar indo escovar os dentes bem serelepe todos os dias, porque sabe que vai ganhar um biscoito depois.
De acordo com a Organic Authority , você pode usar a seguinte receita:
Ingredientes
6 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
½ colher de chá de sal
1 colher de chá de salsa fresca ou seca
1 colher de chá de água
Instruções
1. Misture todos os ingredientes em uma panela pequena e vá acrescentando um pouco mais de água, caso seja necessário.
2. Guarde em um recipiente e feche bem, depois disso é só usar diariamente.



Nota: * Nunca use a sua pasta de dente, em seu cão. Ela tem flúor, que pode fazer muito mal para o seu cachorro, caso ele acabe engolindo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A aura das plantas

Construtores de formas, os Elohim, os Devas....

TRINDADE a FORÇA E O PODER DIVINO DO PAI ETERNO!!!