Pular para o conteúdo principal

Que cumpre a lei de justiça...

O homem de bem
O verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza. Se ele interroga a consciência sobre seus próprios atos, a si mesmo perguntará se violou essa lei, se não praticou o mal, se fez todo o bem que podia, se desprezou voluntariamente alguma ocasião de ser útil, se ninguém tem qualquer queixa dele; enfim, se fez a outrem tudo o que desejara lhe fizessem.
Deposita fé em Deus, na Sua bondade, na Sua justiça e na Sua sabedoria. Sabe que sem a Sua permissão nada acontece e se Lhe submete à vontade em todas as coisas.
Tem fé no futuro, razão por que coloca os bens espirituais acima dos bens temporais.
Sabe que todas as vicissitudes da vida, todas as dores, todas as decepções são provas ou expiações e as aceita sem murmurar.
Possuído do sentimento de caridade e de amor ao próximo, faz o bem pelo bem, sem esperar paga alguma; retribui o mal com o bem, toma a defesa do fraco contra o forte, e sacrifica sempre seus interesses à justiça.
Encontra satisfação nos benefícios que espalha, nos serviços que presta, no fazer ditosos os outros, nas lágrimas que enxuga, nas consolações que prodigaliza aos aflitos. Seu primeiro impulso é para pensar nos outros, antes de pensar em si, é para cuidar dos interesses dos outros antes do seu próprio interesse. O egoísta, ao contrário, calcula os proventos e as perdas decorrentes de toda ação generosa.
O homem de bem é bom, humano e benevolente para com todos, sem distinção de raças, nem de crenças, porque em todos os homens vê irmãos seus.
Respeita nos outros todas as convicções sinceras e não lança anátema aos que como ele não pensam.
Em todas as circunstâncias, toma por guia a caridade, tendo como certo que aquele que prejudica a outrem com palavras malévolas, que fere com o seu orgulho e o seu desprezo a suscetibilidade de alguém, que não recua à idéia de causar um sofrimento, uma contrariedade, ainda que ligeira, quando a pode evitar, falta ao dever de amar o próximo e não merece a clemência do Senhor.
Não alimenta ódio, nem rancor, nem desejo de vingança; a exemplo do Cristo, perdoa e esquece as ofensas e só dos benefícios se lembra, por saber que perdoado lhe será conforme houver perdoado.
É indulgente para as fraquezas alheias, porque sabe que também necessita de indulgência e tem presente esta sentença do Cristo: “Atire-lhe a primeira pedra aquele que se achar sem pecado.”
Nunca se compraz em rebuscar os defeitos alheios, nem, ainda, em evidenciá-los. Se a isso se vê obrigado, procura sempre o bem que possa atenuar o mal.
Estuda suas próprias imperfeições e trabalha incessantemente em combatê-las. Todos os esforços emprega para poder dizer, no dia seguinte, que alguma coisa traz em si de melhor do que na véspera.
Não procura dar valor ao seu espírito, nem aos seus talentos, a expensas de outrem; aproveita, ao revés, todas as ocasiões para fazer ressaltar o que seja proveitoso aos outros.
Não se envaidece da sua riqueza, nem de suas vantagens pessoais, por saber que tudo o que lhe foi dado pode ser-lhe tirado.
Usa, mas não abusa dos bens que lhe são concedidos, porque sabe que é um depósito de que terá de prestar contas e que o mais prejudicial emprego que lhe pode dar é o de aplicá-lo à satisfação de suas paixões.
Se a ordem social colocou sob o seu mando outros homens, trata-os com bondade e benevolência, porque são seus iguais perante Deus; usa da sua autoridade para lhes levantar o moral e não para os esmagar com o seu orgulho. Evita tudo quanto lhes possa tornar mais penosa a posição subalterna em que se encontram.
O subordinado, de sua parte, compreende os deveres da posição que ocupa e se empenha em cumpri-los conscienciosamente.
Finalmente, o homem de bem respeita todos os direitos que aos seus semelhantes dão as leis da Natureza, como quer que sejam respeitados os seus.
Não ficam assim enumeradas todas as qualidades que distinguem o homem de bem; mas, aquele que se esforce por possuir as que acabamos de mencionar, no caminho se acha que a todas as demais conduz.
SHALOM ADONAI!!!!  

(Fonte: O Evangelho, cap. XVII, item 3.)

Abstrato
O registo de inúmeros casos e investigação de experiência de vidas passadas apontam claramente para a vida após a morte. Em todos os casos de registo de reincarnações, verificou-se que houve um lapso de tempo variável entre a morte de uma pessoa e a sua reincarnação na Terra. Então, para onede vamos depois de mortos até reincarnarmos na Tera ? É um único plano de existência ou há uma variedade de planos de existência? Em caso afirmativo, quais são os factores que decidem para onde vamos após a morte ? Neste artigo, apresentamos as respostas para estas e outras questões ssobre este tema. Estas respostas foram obtidas através da pesquisa espiritual feita por pesquisadores espirituais da Fundação de Pesquisa da Ciência Espiritual (Spiritual  Science  Spiritual Research – SSRF), com um sexto sentidoaltamente desenvolvido (PES). Nota: De modo a compreender melhoe este artigo, é recomendado que leia o artigo sobre os três componentes básicos subtis de Sattva, Raja e Tama.

Tabela de Conteúdos


Índice [Exibe]

1. O que aconteçe depois de se morrer?

A pesquisa espiritual tem mostrado que o homem é composto pelos seguintes quatro corpos básicos
  • Físico
  • Mental
  • Causal ou Intelectual
  • Supracausal ou ego subtil
A imagem abaixo é um diagrama que representa do que o ser humano é composto.
Quando a pessoa morre o corpo físico deixa de existir. No entanto, o resto de sua existência continua. A existência da pessoa sem o corpo físico é conhecida como corpo subtil (linga deha) e é composto pelo mental, causal  (intelecto) e supracausal (ego subtil). Este corpo subtil, em seguida, vai para um dos 13 planos subtis de existência  que não seja o plano da Terra.

2. Os catorze planos de existência do Universo

Sete deles são planos positivos da existência e sete são planos negativos da existência. Os sete planos negativos da existência são conhecidos como Inferno   (Paataal). Existem inúmeros sub-planos dentro destes planos principais da existência.
Os sete planos positivos da existência:  Os planos de existência ocupados  pelas pessoas vivas e corpos subtis fazendo actos Dharma ou engajados na práctica espiritual, seguindo a trajetória positiva da prática espiritual, são conhecidos como os sete planos positivos da existência ousaptaloka. Por caminho positivo, queremos dizer a orientação espiritual ou prática espiritual mais condutiva à relização de Deus, que é o objectivo supremo em termos de crescimento espiritual.   O plano da Terra é o único plano físico de existência no Universo e é também o primeiro plano de existência na hierarquia dos planos positivos de existência no Universo.
Os sete planos negativos da existência : These are planes of existence occupied mostly by subtle bodies that have done unrighteous deeds and are engaged in spiritual practice according to the negative path. By negative path, we mean the orientation of spiritual practice is towards attaining spiritual power, e.g. supernatural powers. This spiritual power is primarily used to enhance one’s control over others or for negative purposes. Thus all subtle bodies that go to any one of the planes of existence of Hell, by virtue of their evil intentions become ghosts.   Consulte o artigo sobre  “O que é um fantasma”?   Sub planos de existência do Inferno  (Narak): Cada plano de existência do Inferno  (Paataal)  tem um sub plano conhecido como Narak. Por exemplo, o primeiro plano de existência do Inferno tem dentro deste um sub-plano que é conhecido como o primeiro Narak. O Narak é reservado para os piores fantasmas (demónios, diabos, energies negativas, etc) no Inferno. Os fantasmas (demónios, diabos, energias negativas, etc.) ocupando o primeiro Narak têm dentro punições mais severas e de maior duração do que aqueles que ocupam o primeiro plano de existência no Inferno.
O diagram abaixo mostra os 14 planos de existência no Universo.
Uma explicação por trás do esquema de cores usado
  • A Terra é representado como vermelho pois o vermelho representa ação (ou seja, o componente sutil básico raja), pois é o único plano em que nos temos um corpo físico para fazer uma coisa.
  • O Céu é retratado em cor de rosa, o que representa uma abundância de felicidade.
  • O amarelo representa o conhecimento espiritual e um aumento do componente básico subtil Sattva. Este finalmente torna-se quase branco no estado mais alto, que representa a proximidade com o princípio de Deus imanifesto.
  •  As regiões do Inferno são representadas por tons mais escuros de preto e há um aumento do componente básico subtil  tama

3. Céu e os outros planos positivos de existência do Universo.

Notas de rodapé(baseadas nos números em vermelho na tabela acima)
  1. Cada plano positivo ou negativo da existência para além da Terra (física), torna-se mais e mais subtil. Por subtil nós queremos dizer, que isso está para além da compreensão dos cinco sentidos, mente e intelecto. Satyaloka é o mais subtil ou seja é o mais difícil de ser percebido ou compreendido a menos que um alto sexto sentido (ESP), seja atingido.
  2. Devido à falta de prática espiritual, a maioria das pessoas na época actual, vão para o mundo inferior ou para um dos planos de existência do Inferno. Nós geralmente vamos para o Nether após a morte quando a proporção de deméritos (incorridos devido a acções erradas na Terra) é aproximadamente 30%. Deméritos normalmente incluem malícia para com os outros e um monte de desjos. A probabilidade de serem atacados no mundo Nether por fantasmas de nível superior a partir de um plano inferior de existência do Inferno é quase certa.
  3. A  Terra é o único plano de existência  onde há uma amálgama de pessoas com diferentes níveis espirituais. No entanto, após a morte vamos para o plano preciso da existência correspondente ao nosso nível espiritual.
  4. nível espiritual mínimo para atingir o Céu após a morte é de 60%. Por favor consulte o artigo, que descreve o nível espirituale a repartição mundial em 2006 de acordo com o nível espiritual. Básicamente, a partir da perspectiva da Ciência espiritual , actos meritórios para alcançar o Céu ou planos mais elevados positivos da existência são os actos praticados com o objectivo da realização de Deus. Os seguintes critérios podem ser aplicados.
  • Actos feitos sem doership, ou seja, com a perspectiva de que o próprio Deus é que começa por mim e que portanto não posso reinvidicar qualquer crédito.
  • Feitos sem perspectiva de aclamação ou apreciação
  • Feitos sem a perspectiva de resultados.
  1. Para alcançar um plano superior de existência além do Céu é preciso estar em um nível espiritual superior a 80%. Isso só pode ser alcançado pela prática espiritual consistente  e de acordo com as seis leis básicas da prática espiritual em conjunto com uma redução do ego.
  2. Pelo corpo predominante queremos dizer que o corpo mais activo é o mental, intelecto ou ego mental ou subtil. Por exemplo, no plano  de existência Nether  (Bhuvalok), os corpos subtis ainda têm um monte de desejos e apegos. Como resultado, muitas vezes eles se tornam fantasmas tentando cumprir  alguns de seus desejos. Isto deixa-os vulneráveis  a fantasmas de nível superior dos degraus inferiores do Inferno os quais tiram proveito dos seus desejos  para afectar as pessoas na Terra
  3. No plano de existência Nether nós experimentamos alguma felicidade. No entanto a infelicidade é amplificada quando comparada com a infelicidade na Terra.
  4. No Céu plano de existência os corpos subtis sentem uma experiênciasobre a abundância de felicidade. Esta felicidade está muito além da felicidade experimentada na Terra em quantidade, qualidade e duração. À medida que subimos nos planos positivos da existência, há um aumento na qualidade da felicidade e não há infelicidade.
  5. A felicidade sattvik significa a felicidade devida a ajudar os outros sem qualquer expectativa ou amarras. Quando o ego está envolvido no acto isso torna-se raajasik.
  6. Serenidade é uma experiência mais alta que alta que a Suprema felicidade

3.1 Planos positivos de existência e reincarnação naTerra.

Desde os planos de existência abaixo  Mahālok, as pessoas precisam reincarnar no plano da Terra para resolver o seu destino e completer a sua conta de dar e receber. Se uma pessoa atinge  Mahālok eJanalok após a morte, isso significa que elas estão acimado nível espiritual de 80%. Estas almas não precisam reincarnar como destino como todas as outras. ( A conta acumulada ) pode ser  trabalhada a partir desses planos em si. No entanto, estes  corpos subtis evoluídos podem optar por nascer pela sua própria vontade. Eles fazem isso para actuar como guias espirituais para a humanidade! Em algumas circunstâncias pessoas que morrem com o nível spiritual de 60% podem alcançar o  Mahārlok. Aqui, o potencial da pessoa para o crescimento ainda é considerado. Através da pesquisa espiritual, descobrimos cinco factores que influenciam esse potencial de crescimento espiritual
  • Ter uma grande quantidade de emoção spiritual (bhāv),
  • Ter um ego baixo
  • Ter um desejo intenso de progredir espiritualmente.
  • Fazer a prática espiritual ou atingindo níveis  mais elevados.
  • Afectados ou não afectados por energias negativas.
Ser afectado por energias negativas pode afectar severamente a capacidade de crescimento espiritual. Por isso uma pessoa que está  no nível espiritual de 65% mas que é severamente afectado pelas energias negativas, a sua capacidade para atingir os planos mais elevados da existência como Mahālok, é restrita.
Se uma Alma  atinge o Tapalok ou Satyalok depois de morrer, então não tem de nascer no plano de existência da Terra, mas continua a fazer a prática espiritual a partir desses planos de existência até se fundir completamente com Deus.

3.2 A importância do plano da Terra na existência

O plano da Terra de existência é muito importante. É o único plano de existência em que podemos ter um crescimento espiritual rápido e liquidar as nossas contas de dar e receber no menor período de tempo. A principal razão para isto é que com a ajuda do corpo físico, podemos fazer muitas coisas para melhorar o nosso crescimento espiritual e reduzir o componente básico subtil tama. Além da Terra o crescimento espiritual é mais provável de ocorrer para as regiões para além do Céu, como   Mahaaloka etc. Isto porque no Céu, os corpos subtis correm o risco de ficar presos nos prazeres intermináveis que ele oferece.Nos planos Nether e Inferno de existência o castigo é tão severo assim como a angústia provocada por fantasmas de nível superior que se torna extremamente difícil superar o sofrimento de forma a proceder a qualquer prática espiritual de valor.

4. O que é o Inferno, quem vai para o Inferno e como é o Inferno?

  • À medida que se vai progressivamente para planos mais baixos de existência no Inferno, como o componente básico subtilsattva vai-se reduzindo progressivamente e o ambiente torna-se cada vez menos condutivo à experiência da felicidade.
  • Dentro dos planos de existência do Inferno, há alguns fantasmas que fazem certos tipos de prática espiritual para conquistar o poder espiritual. Os mais altos da hierarquia dos fantasmas são os feiticeiros do sétimo plano de existência do Inferno. Eles têm imenso poder espiritual quase equivalente a um Santo e nível espiritual de 90%. Eles controlam  os outros tipos de fantasmas de menor poder espiritual.
  • À medida que se vai aprofundando nos vários planos de existência do Inferno ou seja, desde o primeiro até ao sétimo, a extensão da infelicidade vai-se multiplicando. A experência mínima de felicidade também é devida a memórias do passado de eventos positivos, memórias agradáveis de riqueza numa vida passada, etc. A experiência de infelicidade é devida a memórias de dor física e eventos insultuosos, lembranças de desejos não realizados, por exemplo  em relação à escolaridade, casa, carreira, expectativas de felicidade de crianças numa vida passada.
  • A extensão da punição/dor a ser suportada nos diversos planos de existência do Inferno e seus associados Narak, continuam a aumentar no subsequente plano de existência do Inferno. Além disso o período de punição a ser suportado em cada Narak é superior em comparação com o correspondente plano de existência do Inferno. Se considerarmos a punição do primeiro plano de existência do Inferno como 100% então a punição no correspondente Narak é 50% mais elevada, ou seja 150%.
A tabela a seguir é uma descrição de exemplos com a intensidade média de felicidade e infelicidade que vivenciamos nos vários planos de existência do Inferno.

5. Movimento entre os planos subtis no Universo

Uma vez que é atribuído a alguém um plano de existência, que corresponde às naturezas básicas em termos de Sattva, Raja e Tama. Isso também é função do seu nível espiritual. Assim, corpos subtis de planos mais baixos de existência não podem subir para planos mais altos de existência e aqueles do primeiro ou segundo planos negativos da existência  também não podem ir para os planos mais profundos de existência no Inferno. Isto é similar na forma como as pessoas que vivem nos planos acham difícil respirar em altitudes mais elevadas, mas as pessoas que ficam nas altitudes mais elevadas ficam bem.

6. que decide para onde vamos depois de morrer?

No momento da morte, como o corpo físico torna-se inactivo a energia vital utilizada para o funcionamento do corpo físico é libertada para o Universo. Essa  energia no momento da morte impele o corpo subtil, longe da região da Terra. Assim como o peso de um projéctil decide o quanto vai impulsionar um foguete que, da mesma forma o peso do corpo decide o plano de existência, vai para os campos subtis de existência da vida após a morte. O “peso” do corpo subtil é primáriamente uma função da quantidade  do componente básico tama  no nosso ser.

Os três componentes básicos  Cada um de nós é feito de três componentes básicos subtis ou  gunas. Esses componentes são espirituais na  sua natureza e não podem ser vistos, mas eles definem as nossas personalidades. Eles são:
  • SattvaPureza e conhecimento
  • RajaAcção e paixão
  • TamaIgnorância e inércia. Numa pessoa média na era corrente, o componente  tama básico subtil é tão elevado como 50%. Por favor leia o artigo sobre os três componentes básicos subtis.
Quanto mais estamos cheios dos components  raja e  tama mais nos apresentam as seguintes características que contribuem para o nosso “peso” e o impacto do plano de existência para onde vamos na nossa vida após a morte.
  • Mais apego às coisas mundanas e egoísmo
  • Mais desejos não satisfeitos
  • Sentimentos de vingança
  • Mais quantidade de defeitos de personalidade, como a ira, avareza, medo, etc.
  • Uma quantidade maior de ego: por ego queremos dizer o quanto uma pessoa se identifica com o seu corpo, mente e intelecto ao invés da sua Alma
  • Resultando em um menor nível espiritual
Uma redução permanente na proporção do comonente subtil  tama e as características relacionadas  e mencionadas acima vem apenas com a prática espiritual sustentada de acordo com as seis leis básicas da práctica espiritual. Melhorias psicológicas com a ajuda de livros de auto-ajuda tentando melhorias  são na melhor das hipóteses superficiais e temporários.

6.1 Importância do estado mental no momento da morte

O estado mental no momento da morte, além do que foi mencionado acima, é muito importante. Nosso estado mental é, em geral em relação à proporção dos componentes básicos do nosso ser. Se uma pessoa está realmente a fazer a sua prática espiritual, tal como cantar o Nome de Deus no momento da morte, então a influência dos desejos, apegos, fantasmas, etc, são os  mínimos possíveis em comparação com alguém que não está a cantar. Isso faz com que o seu corpo subtil fique mais leve. Assim, se  ela morre a cantar, ela alcança um plano melhor de existência entre os sub-planos os quais não teria atingido se morresse sem cantar. No momento da morte, se uma pessoa está a cantar o nome de Deus e também está num estado  de rendição à vontade de Deus, então ela atinge ainda um plano melhor de existência e sua mente após a vida e a sua permanência é realizada com uma velocidade relâmpago. Isso é porque a pessoa está num estado de rendição na Terra plano da própria existência e tem uma chance muito menor de aumentar o seu ego depois da vida. Além disso a inteira responsabilidade pelo seu bem estar na sua vida após a morte é realizado pelo seu guia espiritual evoluído (Guru).

6.2 Quem vai para o Inferno?

Tipos de acções em nossa vida na Terra, que normalmente nos deixam em cada um dos planos de existência do Inferno.
A extensão e intenção por detrás dos erros, são factores importantes para decidir os planos de existência no inferno alcançado após a morte, e não apenas por acção do próprio.

7. Suicídio e vida após a morte

Existem dois tipos de morte em relação ao seu calendário.
Morte final destinada: Este é o tempo de morte que ninguém pode escapar.
Morte possível: Este é um tempo onde a pessoa pode morrer. Cada pessoa pode sofrer uma morte possível na qual se chega perto da morte, mas que pode ser economizado devido ao seu mérito.
Para maior informação acerca dos tipos de morte por favor consulte o nosso artigo  – Tempo de Morte
Nos casos em que a pessoa está a passar por uma crise insuperável em sua vida ou tem distúrbios graves de personalidade, ela pode pensar em tirar a própria vida em um estado depressivo. Fantasmas (demónios, diabos, energias negativas, etc), fornecem também o combustível para a pressão sobre a pessoa suicida e por vezes são determinantes na promoção de uma pessoa na borda em cometer suicídio. No entanto o suicídio continua a ser um acto voluntário que acontece quando uma pessoa está a passar por uma morte possível como seu destino. A vida no plano da Terra de existência é preciosa e é dada principalmente para o crescimento espiritual. Quando matamos os outros criamos uma conta de dar e receber kārmic (Kármica) com eles. No entanto, se cometermos suicídio estamos a desbaratar a oportunidade de crescimento espiritual e portanto a incorrer no maior pecado. As consequências de uma pessoa se suicidar são ir para o  Narak  do plano 7 de existência do Inferno por um período de 60 000 anos da Terra, nessa vida após a morte. É um lugar que é sem qualquer luz, algo como um confinamento solitário em uma prisão. Como não há ninguém naquela região Narak não se tem conselhos sobre a prática espiritual, e o corpo subtil permanece na escuridão da ignorância espiritual.

8. Porque há uma desfazagem de tempo entre duas reincarnações?

No curso da investigação, utilizando o transe hipnótico para traçar as vidas passadas da pessoa, verificou-se que o intervalo entre duas reincarnações na Terra poderia ser em média 50 a 400 anos. As razões para este atraso são as seguintes:
  • O corpo subtil permanence no Céu ou no plano de existência Nether por períodos variáveis de tempo para submeter os seus méritos e deméritos (pecados).
  • As circunstâncias na Terra, no plano de existência precisam ser favoráveis para a conta de dar e receber dos nascimentos anteriores com várias pessoas. Isto em conformidade com a lei do Karma. A reincarnação do corpo subtil é adiada até ao momento até que várias pessoas que têm uma conta de dar e receber também se estão a preparar para assumir a reincarnação
  • Por vezes em regressão de vidas passadas, uma pessoa não relata uma reincarnação em estado de transe. A razão para isto é que certas reincarnações teriam sido muito breves e sem intercorrências ou a pessoa pode não se lembrar de quaisquer promenores  sobre as mesmas.
No caso de corpos subtis que têm sido relegados a planos mais profundos da existência do Inferno, até que eles tenham concluído a sua punição. Na maioria dos casos isso significa definhando no plano de existência do Inferno em sua vida após a morte até à dissolução do Universo.

9. Vida após a morte – Resumo

Os factos acima sobre os vários planos de existência dão-nos uma ideia justa das possíveis consequências na nossa vida após a morte, como vivemosas nossas vidas. Somente com a prática espiritual ou com acções mereditórias extremas a pessoa pode ir para planos superiores de existência e assim evitar a infelicidade do castigo e desfrutar de níveis mais altos de felicidade. Há chances também de mais de uma encarnação na Terra plano de existência em circunstâncias condutivas à prática espiritual. Isto é assim que se move mais acima nos planos subtis de existência no Universo. À medida que avançamos mais na era actual de Strife (Kaliyuga), há menor verossimilhança de pessoas que vão para planos superiores de existência.
Uma vez que vamos para planos inferiores de existência como o plano Nether de existência ou outros planos de existência do Inferno, ficamos lá e experimentamos infelicidade grave por séculos até pagarmos completamente os nossos deméritos (pecados) por sofrer as punições infligidas e ter a chance de reincarnar na Terra.
Fazer a prática espiritual consistente no plano da Terra de acordo com as seis leis básicas da prática espiritual é como nadar contra a maré na era actual. No entanto,também é uma forma garantida de avançar para níveis mais altos de existência em nossa vida após a morte.


MENTALIZAÇÃO PELA PAZ MUNDIAL

Bem Amado Deus Pai-Mãe, envolvei a terra com sua Paz Cósmica, poder da cura; com a abundância e a Paz Divina, aquela Paz que ultrapassa toda compreensão humana; aceitai nosso humilde esforço e aumentai-o. Derramai os raios dessas virtudes sobre nós, e envolvei cada pessoa, cada lugar, cada coisa e circunstância nesta cidade, neste país e em todo mundo em Vossa paz, agora, e para sempre....... 
E em nome da Presença Divina EU SOU em nós, e do Santo-Ser-Crístico em todos os homens, apelamos a Vós, SANTÍSSIMA TRINDADE, e aos poderosos Seres do Raio da Paz: 
Extraí do meu coração e do mundo sentimental de todos os povos, o desejo latente e profundo de PAZ, cuja influência equilibrada poderá afastar todo o uso da força atômica e os planejamentos que contrariam a Vontade Divina. Deve haver paz, deve haver paz, deve haver paz.... 
Nós Vos agradecemos.
E assim seja;
E assim será conforme a vossa vontade!


SAÚDE


Plantas medicinais ajudam a emagrecer e a curar a depressão

Perto da Hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), nasceu um refúgio biológico. Plantas receitadas para tratar doenças saem do local embaladas, prontas para virar chá.


Há seis anos, a vida do policial Cícero Manuel de Souza perdeu a graça. O cara brincalhão e divertido caiu em depressão profunda. “Na realidade, nem eu entendo o que aconteceu. É uma doença sorrateira e veio com um efeito, uma bomba relógio”, conta.
Policial militar, casado, pai de três filhas, ele não resistiu. “eu não queria conversar com ninguém. Vinham os amigos na minha casa, e eu não queria saber. Eu me fechava no quarto”, afirma.
Mergulhado na escuridão da doença, Cícero chegou ao limite. “Eu fui ao fundo do poço. Para você chegar lá no final, você entrar no seu quarto, você pegar uma arma, botar embaixo do queixo e falar: ‘acho que eu resolvo tudo, agora’”, revela.
Cícero procurou tratamento psiquiátrico. Durante três anos, tomou um coquetel de remédios que aliviavam o sofrimento, mas também produziam efeitos colaterais devastadores. Ele conta que ingeria o remédio e que dois minutos depois ele simplesmente apagava.
Quando o corpo já não suportava mais, ele buscou ajuda em um posto de saúde em Foz do Iguaçu. A médica Christiane Lopes Pereira receitou um remédio que ele nunca tinha experimentado, à base de plantas medicinais.
“Eu perguntava: ‘será que vai funcionar? Se fosse tão bom todo mundo receitaria, mas será que vai funcionar?’ E a grande verdade: eu estava errado”, lembra o policial.
“O Cícero hoje se mantém bem só com plantas medicinais. É um resultado surpreendente. O interessante da planta é que a gente não visa o tratamento da doença, a gente trata o doente”, afirma a doutora Christiane.
“Eu voltei a ter aquela vontade de viver, ou seja, voltei de novo a ser o negão de sempre”, brinca Cícero.
“Eu tenho mais ânimo, tenho mais disposição, tenho uma melhora geral mesmo”, aposta a atendente de farmácia Marcia da Silva Santos. “Nossa, estou 100% hoje”, declara a dona de casa Ivone Furlan Dotto. “Hoje, eu posso tomar uma cervejinha, um golinho de cachacinha. Eu me atrevo às vezes”, diz o aposentado Arlindo Munslinger.
As plantas mecidicinais transformaram a vida dessas pessoas. Todas vivem no Paraná, na região que faz fronteira com o Paraguai e a Argentina, que tem como cenário as Cataratas do Iguaçu e o imenso lago de Itaipu, a maior hidrelétrica do mundo em produção de energia.
Em uma área bem perto do lago da hidroelétrica nasceu um refúgio biológico. Tudo começou com apenas 35 mudas de plantas medicinais. Elas foram resgatadas de terras que seriam inundadas para a construção da usina. As plantas cresceram e se multiplicaram. Junto com elas, brotou uma ideia que hoje se espalha por toda região.
Nas terras que pertencem a Itaipu, funciona uma fábrica de mudas. Algumas espécies cultivadas, de tão exploradas, já nem existem mais na região. É o caso da espinheira santa. “Ela é excelente pra gastrite”, afirma o técnico agrícola Altevir Zardinello.
O horto foi ideia de um técnico agrícola, apaixonado pelas plantas medicinais. Há sete anos, o técnico agrícola Altevir Zardinello coordena o projeto de Itaipu que pretende difundir e orientar o uso das ervas na região. Ao todo, 82% da população já usavam plantas medicinais, mas muitas vezes da maneira errada.
“As pessoas tomam muito chimarrão. E erva mate é uma planta que tem cafeína, é excitante, e as pessoas misturavam com plantas calmantes. Então, não é o indicado, não é o correto”, aponta o técnico agrícola.
As plantas receitadas para tratar as doenças mais comuns da população já saem do local embaladas, prontas para virar chá. O processo segue normas rigorosas de qualidade. “Nós observamos a coloração das folhas, o aparecimento de fungos, bolores”, explica o farmacêutico Reinaldo Shimabuku.

Mas a maior parte das mudas tem outro destino: vai para os agricultores que vivem em torno da usina. Dezessete já estão cultivando ervas medicinais nas suas terras.
A agricultora Guiomar Maria de Santana Neves foi a primeira a apostar na ideia. Na casa da família, toda manhã, o dia começa com uma xícara de chá de cidrozinho para todo mundo. “Ele é digestivo, calmante e é bom para dor de cabeça. Foi colhido ali da minha plantação, vem do próprio quintal”, conta.
Na verdade é mais do que um quintal. O que era pasto para as vacas de leite virou uma grande horta medicinal, totalmente orgânica. “A maior dificuldade, no início, foi que eu não tinha irrigação, e foi na época da seca em que era o sol muito quente. Eu tive que irrigar com o baldinho, irrigava de manhã e de tarde, até pegar”, revela a agricultora.
Guiomar resolveu investir na produção. A secadora custou R$ 22 mil reais, que vão ser pagos a prestação, com o dinheiro das plantinhas, como ela diz. Com os técnicos, ela aprende os segredos para o investimento dar certo.
Guiomar também colhe conhecimento da plantação. O que ela aprendeu está sendo útil para a família e para os vizinhos também. “Tem tanta gente que agradece o que eu passo para eles. Depois, eles vêm me agradecer. Aí eu fico contente é melhor que um pagamento em dinheiro”, ressalta.
O resultado de todo o trabalho da família são 200 kg de planta seca por mês. E a produção já tem destino certo: abastece quatro postos de saúde da região. E assim como a família da Guiomar, já tem muitas pessoas sentindo os efeitos das plantas medicinais.
A fitoterapia já é receitada em dez postos de saúde e dois hospitais da região. Em um posto em Foz do Iguaçu, o medico Alexandre Carloni costuma indicar as plantas como complemento. Uma vez por mês, o aposentado Arlindo Munslinger busca as ervas para preparar o chá que melhorou os problemas do estômago.
“Eu tomava outros remédios que melhorava um pouquinho, mas já voltava tudo de novo. Agora, depois que eu tomei o chá, eu não sinto mais nada. Agora, estou bom”, destaca Arlindo.
“Ele respondeu bem com a melissa, com a carqueja e com a espinheira santa. Mas, como ele começou a comer melhor, a gente acrescentou a alcachofra, para evitar que ele tenha outro tipo de problema que é o colesterol”, explica o Dr. Alexandre.
A atendente de farmácia Márcia da Silva Santos trabalha no posto. Ela chegou a pesar 90 kg e, quando decidiu emagrecer, foi direto falar com o doutor Alexandre. Ele receitou chá com folhas de embaúba, carqueja, alcachofra e melissa - uma fórmula para combater a retenção de líquidos e controlar a ansiedade.
“Eu perdi dez quilos só com chás e a reeducação e depois mais três quilos com o auxílio da atividade física, em seis meses”, revela a atendente.
A dona de casa Ivone Furlan Dotto também emagreceu oito quilos, mas o tratamento que ela faz há um ano e meio é para reduzir os miomas no útero. A fórmula manipulada livrou Ivone de uma cirurgia. “Não tenho mais indicação de cirurgia. Estou bem melhor”, afirma a dona de casa.
Para cada pessoa, um remédio diferente. Não existe uma receita única. Para a depressão do policial Cícero, a doutora Cristiane receitou uma fórmula feita de extrato de passiflora, valeriana e de gingseng brasileiro (a pfafia paniculata), além dos chazinhos.
E na casa dele, a recomendação médica é seguida com prazer. “Sempre que eu percebo que ele está ficando meio triste, eu faço um chazinho para ele melhorar”, revela a professora Roseli Maria de Souza, esposa do Cícero.
“O mais importante é você viver a vida, a vida é bela e você acreditar”, afirma o policial.
O técnico agrícola Altevir acreditou. As plantas que brotam cercadas de cuidados agora chegam até quem mais precisa delas. É um ciclo que se fecha, um ciclo de saúde e que nasceu de um sonho.
“A sensação é de missão cumprida. Trabalhei sete anos neste projeto. Então, é uma sensação muito gratificante, saber que uma planta está a sua disposição, que ela pode te curar de vários males, você não precisa usar dinheiro, você não precisa comprar, não precisa ter recurso para isso. É só ter carinho, ter amor com ela que ela vai te dar o que você precisa que é a cura”, destaca Altevir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A aura das plantas

Construtores de formas, os Elohim, os Devas....

TRINDADE a FORÇA E O PODER DIVINO DO PAI ETERNO!!!